Vereadores reforçam, na Secretaria de Agricultura, pedido de área para canil de Nova Odessa

Visualize fotos

O presidente da Câmara, Elvis Ricardo Mauricio Garcia, o Pelé (PSDB), e os vereadores Wagner Morais (PSDB) e Levi Tosta (DEM) reforçaram, nesta terça-feira (23), o pedido de cessão de uma área pertencente o IZ (Instituto de Zootecnia) para instalação do canil e gatil municipal. Na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, em São Paulo, os vereadores foram recebidos pelo assessor parlamentar Paulo de Tarso Silveira. A ideia é que o abrigo de animais deixe as atuais instalações, no bairro Campo Belo, e passe a funcionar em um espaço dentro do IZ conhecido como “antigo matadouro”.

O pedido “original” de cessão da área foi feito pelo ex-prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, isso em novembro de 2020, a então diretora-geral do IZ, Cristina Maria Barbosa Pacheco, e reforçado no mês seguinte, também em São Paulo, junto ao gabinete do ex-secretário da pasta, Gustavo Junqueira. "É mais um esforço que estamos fazendo para que a decisão pela cessão da área aconteça, quem sabe, ainda este ano. O ex-prefeito Bill reforçou esse pedido no final de junho ao secretário Itamar Borges, durante um encontro em Nova Odessa, e hoje viemos aqui para ressaltar a importância de levarmos o nosso canil para essa área que fica ao lado do antigo matadouro. Assim, teremos ainda mais condições de atender melhor os animais que são atendidos pela Associação Amigos dos Animais", disse Pelé.

O vereador Wagner Morais lembrou que a antiga administração deixou reservado mais de R$ 700 mil para a reforma de um novo espaço que venha abrigar os animais. “É um recurso que foi obtido com a alienação de uma área pública, após aprovação da Câmara Municipal, e cuja destinação é específica para esse fim. Ou seja, a Prefeitura não pode utilizar esse dinheiro para outra coisa a não ser a reforma do canil e gatil”, disse. "Nesse local, dentro do Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, o canil terá uma estrutura com baias padronizadas nas dimensões exigidas pela legislação e oferecer mais qualidade de vida aos animais", frisou Levi Tosta. “Um pedido de 2020, feito pelo ex-prefeito Bill, e que hoje nós estamos aqui reforçando”, completou o vereador.