Vereador participa de evento em comemoração do Dia do Surdo

Visualize fotos

A Apadano (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa) promoveu, no último sábado (24/09), um evento em comemoração ao Dia Nacional do Surdo no Teatro Municipal Divair Moreira. A palestra teve como tema “Cuidados com a audição, inclusão social, leis estaduais, federais e municipais sobre os surdos” e foi acompanhada pelo vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin.

A palestra foi ministrada pela doutora Francine e por Martins Clayton Nunes e contou ainda com os intérpretes Valmaira Rodrigues de Sousa e Fábio Rocha de Souza.

Tiãozinho atua pela defesa dos interesses da população surda no município e destacou que o dia 26 de setembro é lembrado como o Dia Nacional do Surdo. “É um dia especial para olharmos para essa parcela da população e reforçar a necessidade de elaboração de políticas públicas de inclusão”, afirmou.

De acordo com informações divulgadas pelo Senado Federal, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de algum grau de surdez no Brasil — leve, moderado, severo ou profundo.

Durante todo o mês de setembro são desenvolvidas ações para dar visibilidade à comunidade surda brasileira e conscientizar a sociedade sobre a importância da integração e do respeito a essas diferenças. A lei 10.436, que reconhece a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como meio legal de comunicação e expressão no país foi aprovada pelo Congresso há 20 anos.

A medida abriu espaço para o trabalho de intérpretes nas transmissões de programas de TV, vídeos na internet, principalmente em veículos públicos de comunicação.

A Câmara Municipal de Nova Odessa, durante todo o mês, mantém intérpretes de Libras nas transmissões das sessões ordinárias.