Professor Antonio sugere campanha educativa para trânsito seguro

O foco é conscientizar os motoristas a respeitarem a faixa de pedestres

O vereador Antonio Alves Teixeira (PT), quer saber a possibilidade da realização de campanha educativa conscientizando os motoristas a respeitarem a faixa de pedestres na cidade. O parlamentar teve seu requerimento 228/2016 aprovado recentemente e foi elogiado pelos nobres pares.

“Tenho observado que em Nova Odessa a gente não consegue que avance a educação no trânsito, no que se refere a respeito de motoristas e pedestres. Poderíamos sugerir aos setores competentes para que todas as vezes que uma nova faixa de pedestre for pintada, ficasse nela um guarda, ao menos uma semana, para que as pessoas fossem conscientizadas sobre ela. Infelizmente as pessoas acreditam que o carro tem prioridade. Vemos que em outras cidades os motoristas param para as pessoas atravessem na faixa. Aqui em Nova Odessa não vemos isso”, explicou o professor Antonio.

Para o vereador é comum o desrespeito dos motoristas com relação aos pedestres que atravessam as ruas e avenidas na faixa, e a solução seria um projeto educativo que abrangesse toda a população. Algumas cidades realizam campanhas permanentes de proteção ao pedestre com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de garantir uma travessia segura.

“Acredito que o objetivo principal é criar uma campanha para evitar atropelamentos e garantir paz e respeito no trânsito, porém este trabalho precisa ser um esforço conjunto entre trabalho educativo e a fiscalização nos locais onde há maior movimento de pedestres e carros”, explicou o vereador.
No termos do artigo 214 da Lei 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro), o motorista que não dá preferência de passagem ao pedestre na faixa a ele reservada deve receber uma multa, e esta infração é considerada gravíssima.

Publicado em: 29 de abril de 2016