Vereadores abraçam o projeto ‘Passos que Salvam’

A caminhada, em conscientização ao câncer infantojuvenil, será neste domingo

Os vereadores de Nova Odessa receberam, na última segunda-feira, a comissão organizadora da caminhada novaodessense do projeto "Passos que Salvam", em prol ao tratamento do câncer infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos. Os organizadores foram recebidos pelos vereadores, no final da 41ª Sessão Ordinária, e a coordenadora Cristina Galhardo fez o uso da Tribuna Livre para explicar o projeto e convidar a todos para abraçaram esta causa.

A Caminhada Passos que Salvam será no domingo, dia 27, a partir das 8 horas, com concentração em frente à Prefeitura de Nova Odessa. O kit, que conta com camiseta, squeeze e boné, no valor de R$ 30,00, terá toda a renda revertida ao Hospital de Câncer de Barretos.

“A falta de informação de sinais e sintomas do câncer, que parece simples como uma gripe, dores nas pernas, entre outros, como uma mancha nos olhos que aparecem em uma fotografia, faz com que as pessoas demorem em levar seus filhos ao médico, sendo demorem também na rapidez do diagnóstico. Esta caminhada é para chamar a atenção neste aspecto. Só este ano, o Hospital de Barretos atendeu 103 crianças de Nova Odessa e no Boldrini foram 280. Olha que número alto? Por isso, vamos fazer a nossa parte, seja na ajuda para o tratamento de uma criança ou no acolhimento de sua família. Vamos abraçar esta causa”, discursou a coordenadora do projeto na cidade, Cristina Galhardo.

O vereador Adriano Lucas Alves (PSDB), o professor Adriano, vestido com a camiseta da campanha, parabenizou a iniciativa dos organizadores novaodessenses e se disse sensibilizado em poder se envolver para tentar atingir o maior número de pessoas em prol a causa. “Estou vestindo a camiseta da campanha porque acredito nesta ação. Às vezes com pequenas ações conseguimos resultados imensamente satisfatórios ainda mais quando falamos em tentar aumentar as chances de vida de uma criança”, disse o vereador que fez o uso da Tribuna Livre para destacar a ação beneficente.

O projeto da caminhada “Passos que Salvam” já existe há quatro anos e a cada ano conta com a adesão de mais cidades em todo o país. A data escolhida para ação é pela proximidade do dia do evento, com o dia 23 de novembro que é conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.

Também engajado no projeto, o presidente da Câmara, Vladimir Antonio da Fonseca (DEM), o professor Bi, ressaltou a importância de mesmo que a pessoa não consiga participar no domingo, que pelo menos ela compre um kit para ajudar nesta ação. “Quanto maior o número de pessoas conscientizadas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, maior é a chance de se conseguir com que o tratamento seja eficaz, podendo alcançar mais facilmente a cura. Vale comprar um kit para ajudar, mesmo que a pessoa não esteja na cidade no próximo domingo. O importante é fazer parte”, finalizou o presidente.

Publicado em: 22 de novembro de 2016