Pelé cobra informações do Banco do Brasil de Nova Odessa

Segundo o vereador, aumentou o número de correntistas com o fechamento de uma das duas agências novaodessenses e lei municipal não está sendo cumprida

O vereador Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé (PSB), que já foi responsável pelo Procon de Nova Odessa, protocolou requerimento questionando a agência do Banco do Brasil da cidade quanto ao tempo de atendimento aos correntistas. Existe Lei Municipal que garante o tempo razoável de espera no atendimento dos caixas nas agencias bancárias. O Banco do Brasil não está, segundo o vereador, cumprindo a lei.

“Sabemos que o Banco do Brasil fechou mais de 400 agências em todo o país, inclusive a agencia da Rua Duque de Caxias, em Nova Odessa. Sendo assim, percebi uma certa dificuldade no atendimento, já que os clientes foram transferidos para agência da Rua Aristeu Valente, e aumentou muito o número de correntistas e consequentemente o tempo de espera, já que a quantidade de caixas me parece que continuou a mesma”, disse Pelé ressaltando que em seu requerimento questiona o banco sobre a quantidade de novos funcionários e quantos caixas funcionam permanentemente.

O vereador destacou que existe uma lei municipal que garante o tempo razoável no atendimento dos caixas nas agências bancárias na cidade. Em dias normais, o prazo é de até 15 minutos; até 20 minutos em dias de pagamento de pessoas e vencimento de contas e; até 25 minutos em vésperas ou após feriados prolongados.

“Estive na agência, era dia normal, e demorou 41 minutos para ser atendido. Como de praxe, cheguei, peguei o protocolo, inclusive toda agência tem este serviço e as pessoas têm que pegar para se garantir. Como ultrapassou o tempo de atendimento previsto, levei o protocolo até o Procon, que é o órgão competente que faz a fiscalização e aplica multa no banco. Este é um direito nosso, e temos que fazer com que os Bancos melhorem o atendimento aos seus clientes”, explicou.

Segundo ele o Procon só toma conhecimento deste casos se for notificado por um correntista, e que é um direito de todos ser atendido dentro do tempo razoável, pois só assim as agências bancárias serão pressionadas a melhorarem o atendimento a população.

“Neste caso vamos pressionar o Banco do Brasil para que sejam disponibilizados mais caixas para o atendimento dentro do tempo razoável. Como cidadão, procurei o Procon. Como vereador estou cumprindo meu papel fiscalizador e protocolei um requerimento questionando o Banco para saber quantos clientes foram transferidos para a agência nº 1513-X, quantos funcionários também foram transferidos, e quantos caixas estão disponíveis para atendimento da população”, finalizou o parlamentar.

Vale lembrar que a luta pelos direitos da população do vereador é antiga. Em 2014, ainda quando responsável pelo Procon de Nova Odessa, ele lacrou a agência do banco Itaú, no Centro da cidade. A decisão de interditar temporariamente a agência foi decorrente do não cumprimento do prazo para que biombos fossem instalados no interior do banco, conforme prevê legislação municipal.

Publicado em: 20 de janeiro de 2017