Carla e Barilon visitam secretaria de Mobilidade Urbana de Hortolândia

Com Conseg e PM, vereadores foram conhecer o convênio Prefeitura e PM na cidade

Na manhã da última quarta-feira, dia 3, a presidente da Câmara Carla Lucena (PSDB) e o vereador Vagner Barilon (PSDB), estiveram na secretaria de Mobilidade Urbana de Hortolândia para conhecerem de perto os trabalhos que foram realizados na cidade. Os parlamentares estavam acompanhados do presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Nova Odessa, Luiz Contato e do comandante da 1ª Cia da Polícia Militar de Sumaré, Capitão Michel Ricardo Berbel.

Entre os temas abordados com o secretário de Mobilidade Urbana hortolandense, Atílio André Pereira, o diretor de Planejamento, Ricardo Puggina e o diretor Operacional, José Eduardo de Vasconcelos os parlamentares falaram sobre um convênio entre Prefeitura e Polícia Militar para que a PM também possa atuar na fiscalização do trânsito e do Código de Posturas Municipal, que hoje é restrito à Guarda Civil Municipal.

“O Conseg já tinha nos adiantado sobre uma pauta interessante, que é um convênio da Prefeitura com a Polícia Militar, para que eles também ajam como agentes de trânsito, quando for necessário e, diante disso, quisemos conhecer de perto o trabalho que está sendo realizado em Hortolândia e tem dado resultados rapidamente para a cidade”, explicou Carla.

Através deste convênio com a Polícia Militar, a cidade de Hortolândia teve a possibilidade de implantar radares nas principais avenidas para diminuir a velocidade dos automóveis e auxiliar na segurança pública com os equipamentos inteligentes que identificam se o carro é roubado, licenciamento, IPVA, entre outras informações, em poucos segundos.

O vereador Barilon, sempre atento aos assuntos de mobilidade urbana, questionou sobre todos os prós e contras da implantação e já pensa em estudar um programa que se enquadre na estrutura de Nova Odessa. “As vítimas de acidentes de trânsito crescem ano após ano e buscamos formas de unir o crescimento do número de veículos sem perder a mobilidade, mas garantindo a segurança no trânsito”, disse Barilon.

“Já atuei em grandes cidades como Campinas, São Paulo, Guarulhos e agora em Hortolândia e, sempre demos início aos trabalhos com a criação de um grupo de Segurança Viária, que foi a integração da Guarda, a PM, Samu, Defesa Civil, Polícia Rodoviária, Detran e representantes das rodovias que circundam o município. O trabalho de segurança no transito deve ser feito em conjunto. Já de início se percebe que muda a maneira das pessoas utilizarem as vias públicas”, ressaltou o secretário de Hortolândia.

Para o comandante Capitão Berbel, a PM tem todo o interesse em poder ter este convênio para melhorar ainda mais a qualidade no transito na cidade e região. “Temos poucos acidentes de grande porte em Nova Odessa, mas o que nos preocupa é que quase sempre são fatais. Toda ação que pudermos fazer para diminuir estas estatísticas são muito bem vindas”, finalizou.

Publicado em: 05 de outubro de 2018