Mesmo com chuva, Vereadores Estudantes fizeram bonito em NO

Sérios e concentrados, as 15 indicações foram discutidas rapidamente pelos alunos

Mesmo com chuva, pontualmente às 8h30, desta quarta-feira, dia 10, os 22 jovens da 17ª Legislatura deram início a 2ª Sessão Ordinária do projeto Vereador Estudante. O encontro ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores de Nova Odessa e contou com a participação de pais, coordenadores e diretores de escola. A sessão foi comandada pela Mesa Diretora formada pela presidente Lívia Louzada, além de Vivian Molina e Sthefany dos Santos Wickert a 1ª secretária e 2ª secretária respectivamente.

Foram apresentadas 15 indicações com os mais variados pedidos, como a inclusão de aula de inglês na rede municipal, bem como acontece nas escolas particulares; a criação de mutirão de limpeza feita por pais e alunos no entorno das escolas; a inclusão de palestras para a família dos alunos sobre orientações e discussões sobre a vida escolar de seus filhos; implantação de aula de informática e até reforma e pintura de algumas unidades escolares.

As próximas reuniões de vereadores estudantes irão ocorrer nos dias 1º de novembro e 7 de dezembro, com o encerramento do projeto, sempre às 8h30, no plenário Simão Welsh, na Câmara de Nova Odessa. As reuniões são abertas ao público e podem ser acompanhadas ao vivo também pelo site www.camaranovaodessa.sp.gov.br .

Visita
Após a sessão, os vereadores e seus convidados conheceram as dependências da Câmara. Visitaram os gabinetes dos parlamentares novaodesssenses e bateram papo com os vereadores que estavam presente na casa, entre eles o Wladiney Pereira Brigida, o Polaco (SD); Tiago Lobo (PCdoB) e Angelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio (MDB), que aproveitaram para cumprimenta-los pela Semana das Crianças.

Entenda o projeto
Criado em 1999, pelo então vereador e presidente da Câmara Dimas Starnini. Desde antão, a Câmara em Parceria com a secretaria Municipal de Educação realizam nas escolas as campanhas, as eleições e elegem 1 vereador e 1 suplente, ou seja, dois representantes de cada uma das escolas 11 escolas municipais.

A última edição do projeto ocorreu em 2014 e foi retomado recentemente pela presidente Carla Lucena (PSDB). Os 22 pequenos vereadores foram escolhidos em eleições em cada escola. O programa atende alunos do 5º do Ensino Fundamental. O objetivo do “Programa Vereador Estudante” é despertar o senso crítico dos estudantes, delimitado por noções claras de seus direitos, mas também de seus deveres.

Os vereadores estudantes podem apresentar indicações relativas a todos os segmentos sociais do município, sendo proibida a apresentação de requerimentos, moções e projetos de lei. Todas as indicações apresentadas são encaminhadas para a administração municipal pela presidente do Legislativo, seguindo os mesmos trâmites das proposituras dos parlamentares desta Casa de Leis.

Veja a lista de vereadores desta 17ª Legislatura:Emef

Dante Gazzetta