Após ataque a servidores, vereadora solicita informações sobre segurança nas UBSs

Márcia Rebeschini apresentou requerimento após ocorrência registrada na última terça-feira, na UBS 7

A vereadora Márcia Rebeschini solicitou, por meio de requerimento, informações da Prefeitura de Nova Odessa sobre a segurança nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município.

A parlamentar lembra do fato registrado na última terça-feira (09/11) na UBS 7, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

A unidade ficou fechada por um período depois que uma paciente psiquiátrica, atendia costumeiramente no local, invadiu um consultório médico e ameaçou a equipe com soco inglês, spray de pimenta e arma de choque.

A paciente foi contida com a chegada de uma equipe da Guarda Civil Municipal e, de acordo com informações divulgadas pela prefeitura, servidores registraram boletim de ocorrência junto à Polícia Civil.

“Entendo que precisam ser adotadas medidas para garantir a segurança dos servidores e dos pacientes. Os prédios de saúde são locais públicos, com grande movimentação de pessoas. É preciso ter um controle de acesso para evitar ocorrências como esta, que podem, inclusive, ter consequências mais graves”, disse a vereadora.

Após a ocorrência, a vereadora questiona a administração municipal sobre as medidas adotadas para garantir a segurança dos pacientes e dos servidores que atuam na unidade. Entre os questionamentos estão se existe algum tipo de segurança nas UBSs e quais seriam esses mecanismos. Também pergunta quais providências estão sendo tomadas para que fatos como os registrados no dia 09/11 não ocorram novamente.

A vereadora ainda lembra que usuários reclamam constantemente da junção da UBS 7 e do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial). Diante disso, ela pergunta se há estudos para desvincular as unidades.

O requerimento foi protocolado no dia 10/11 e deve ser incluído na pauta da próxima sessão ordinária, que acontece na terça-feira, dia 16/11, por conta do feriado da Proclamação da República na próxima segunda-feira.

Publicado em: 11 de novembro de 2021