‘As pessoas terão o direito de voltar a enxergar’, diz vereador sobre ‘mutirão’ de catarata

Professor Antonio afirmou que contratação de 600 cirurgias foi viabilizada por recursos conquistados através de emenda parlamentar

O vereador Antonio Alves Teixeira, o Professor Antonio, destacou o trabalho em busca de emendas parlamentares como uma das maneiras pelas quais o vereador pode estimular a adoção de políticas públicas em benefício da população. Segundo ele, um exemplo disso é a aquisição de 600 cirurgias de catarata em Nova Odessa, viabilizadas por meio de recursos conquistados junto ao deputado federal Rui Falcão.

“O deputado é um parceiro de longa data. Já havíamos conquistado, com recursos de emenda de autoria dele, a academia para o bairro Vale dos Lírios e agora temos mais essa conquista para nossa cidade. As pessoas terão o direito de voltar a enxergar e isso traz qualidade de vida, além de evitar outros problemas”, destacou o Professor Antonio.

A realização do “mutirão” com 600 cirurgias foi anunciada pela prefeitura na última quinta-feira. De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, o objetivo é atender pacientes que estão aguardando desde 2018 e zerar a demanda reprimida.

O investimento será de R$ 418.200 para a aquisição das 600 cirurgias e o “mutirão” deve ser concluído em seis meses, segundo a secretaria. A empresa vencedora da licitação tipo pregão eletrônico é a Bosco Clínica Médica Ltda, que ofereceu o menor preço –R$ 698 por olho.

Segundo a prefeitura, nas próximas semanas os primeiros pacientes devem começar a receber as ligações da Central de Regulação para agendamento das consultas de avaliação. Por isso, todos os pacientes na “fila” da cirurgia de catarata pelo SUS (Sistema Único de saúde) em Nova Odessa devem ficar atentos aos telefones informados em seus cadastros junto à secretaria.

O paciente que aguarda um exame e mudou de telefone deve procurar imediatamente a UBS (Unidade Básica de Saúde) onde é “referenciado” ou o Setor de Cadastro da Secretaria – a central do Cartão Mais Saúde, no antigo CTVP, atrás do Hospital e Maternidade Municipal.

Outra opção para estas pessoas que mudaram de telefone é o novo número de WhatsApp da Central de Regulação da Rede Municipal de Saúde, o (19) 99752-6023. A equipe pede que os pacientes aguardando cirurgias de catarata entrem em contato com urgência.

Publicado em: 03 de novembro de 2021