Câmara aprova projeto que reconhece EDIs como profissionais da docência

A Câmara de Nova Odessa aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que reconhece as EDIs (Educadoras de Desenvolvimento Infantil) do município como profissionais da docência. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, o projeto inclui ainda um plano de valorização que, em 5 anos, elevará o piso salarial das profissionais para equiparar ao piso do magistério.

O presidente da Câmara, Elvis Ricardo Maurício Garcia, afirmou que a equiparação é reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelas profissionais. “Ressalto a importância da organização de vocês, o apoio do Professor Antônio e de todos os vereadores que reconheceram e entenderam a importância de equilibrar essa ação de vocês no mesmo ambiente de trabalho”, afirmou. “Passamos a barreira do educar e do cuidar. Somos todos professores”, completou o presidente sob aplausos das profissionais que lotaram o plenário da Câmara.

O vereador Antônio Alves Teixeira, o Professor Antônio, que abraçou a causa das EDIs, também destacou a importância do reconhecimento. “Agora eu me sinto realizado como vereador. Se meu mandato terminasse amanhã eu estaria feliz”, comemorou.

A mudança é possível porque todas as profissionais possuem nível superior em Pedagogia.

O projeto promove a regularização do cargo de Educador de Desenvolvimento Infantil como parte da classe docente no Plano de Cargos e Remuneração do Magistério, com os direitos inerentes à carreira do Magistério, atendendo também à Lei Federal nº 9.394/1996, conhecida como LDB (Diretrizes e Bases de Educação), no que concerne à indissociabilidade do “cuidar” e “educar”.

Publicado em: 13 de dezembro de 2022