Acompanhe nossas redes sociais

Câmara entrega 12 títulos de cidadãos novaodessenses em solenidade

Em noite marcada pela emoção, vereadores entregaram honrarias a pessoas que se destacaram na cidade

A Câmara de Nova Odessa realizou, na última quinta-feira (24/03), sessão solene para entregar títulos de cidadãos novaodessenses a pessoas indicadas pelos vereadores nos últimos anos para receber a honraria.

Foram homenageadas 12 pessoas que não nasceram em Nova Odessa, mas escolheram a cidade para viver e contribuíram para o desenvolvimento do município nas mais diversas áreas.

Entre os homenageados estava o deputado federal Luiz Lauro Filho, que faleceu em 2020, cujo título foi entregue ao pai, o ex-deputado e radialista Luiz Lauro. O discurso de Luiz Lauro emocionou a plateia, com as lembranças da origem humilde da família e da paixão do filho pela política. A indicação para que o deputado recebesse o título foi feita pelo prefeito Cláudio José Schooder, quando ainda era vereador, em 2019, e que também participou da sessão.

Também foram homenageados o deputado federal Carlos Zarattini, Benedito Lopes da Silva, Domingos Ferreira dos Santos, Eris José dos Santos, Henrique Magalhães Teixeira, Marcos Aparecido Martins Garcia, Maria Aparecida Boraschi Zaramelo, Mario Toshiro Okubo, Natalício Ferreira Marques, Neide Merheje, e Salvador Meira de Carvalho.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, e contou com a presença dos vereadores Paulo Bichof, Levi Tosta, Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, Oseias Domingos Jorge, Antonio Alves Teixeira e Sílvio Natal, o Cabo Natal.

Em seu discurso de encerramento, Pelé lembrou a importância da honraria concedida a essas pessoas e da responsabilidade que recai sobre os vereadores. “Nós, que hoje estamos aqui e entregamos essas homenagens, temos que ter ainda mais responsabilidade com a nossa conduta, temos que ser sérios e responsáveis para que, no futuro, ninguém tenha vergonha de ter recebido essa honraria das nossas mãos. É preciso repensar a política e honrar a nossa cidade com ações éticas, sérias e responsáveis”, afirmou.

A sessão solene também oficializou a outorga dos títulos de cidadãos a Caio Augusto Silva Santos, Pedro Ricardo Boareto, Antônio de Souza Araújo e Arlindo Donato dos Santos, que não puderam comparecer e receberão os títulos oportunamente.

Veja o resumo da biografia dos homenageados:

BENEDITO LOPES DA SILVA (indicado pelo ex-vereador Tiago Lobo) -  nascido em 1955, vive em Nova Odessa desde os 20 anos. Trabalhou nas empresas Indarma Artefatos de Madeira e Têxtil Nova Odessa (Cooperativa Cones) e tem atuação junto à comunidade católica.

CARLOS ALBERTO ROLIM ZARATTINI (indicação do vereador Antonio Alves Teixeira) - economista formado pela USP (Universidade de São Paulo), especializado em Engenharia de Transportes. É deputado federal e repassou recursos para Nova Odessa por meio de emendas parlamentares. É autor da proposta do Bilhete Único do sistema de transporte público de São Paulo e do projeto que criou a Lei da Tarifa Social de Energia Elétrica.

DOMINGOS FERREIRA DOS SANTOS (indicado pelo vereador Oseias Domingos Jorge) – nasceu no interior do estado do Ceará e chegou a Nova Odessa no início da década de 80. É graduado em Teologia e pós-graduado em Gestão Escolar.  É pastor, ministro do Evangelho, professor de Teologia, desenhista de máquinas e projetista de ferramentas.

ERIS JOSÉ DOS SANTOS (indicado pelo vereador Sebastião Gomes dos Santos) – é natural de Itumbiara (GO), mas vive em Nova Odessa desde 1979. Trabalhou em vários estabelecimentos e, posteriormente, passou a empreender no comércio, juntamente com sua família.

HENRIQUE MAGALHÃES TEIXEIRA (indicado pelo ex-vereador Avelino Xavier Alves) – É filho do ex-prefeito de Campinas e ex-deputado federal José Roberto Magalhães Teixeira. É formado em Direito e cursou também música. Foi vice-prefeito de Campinas na gestão do prefeito Jonas Donizette. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas) atuou em prol do desenvolvimento econômico e do turismo.

LUIZ LAURO FERREIRA FILHO - Publicitário pós-graduado em Economia Urbana e Gestão Pública, iniciou a vida política em 2004. Foi vereador em Campinas e eleito deputado federal em 2014 e 2018, obtendo destaque com uma sua forte atuação parlamentar com foco no desenvolvimento humano, econômico e sustentável do Brasil. Faleceu no dia 18 de maio de 2020, aos 41 anos, vítima de infarto.

MARCOS APARECIDO MARTINS GARCIA (indicado pelo ex-vereador Ângelo Roberto Réstio) – Conhecido como Marcão da Coden, Marcos trabalhou na fábrica de móveis e máquinas de costura da família Azenha. Depois trabalhou na Fazenda do Governo (IZ – Instituto de Zootecnia) até os 22 anos. Jogou futebol por times como União São Paulo; Extra e Bandeirantes. Também jogou futebol de salão pelo Bossa Nova. Há cerca de 20 anos trabalha na Coden.

MARIA APARECIDA BORASCHI ZARAMELO (indicada pelo vereador Sebastião Gomes dos Santos) – natural do município de Monte Santo de Minas (MG), trabalhou na Prefeitura de Nova Odessa de 1988 a 1995. Presta serviço voluntário, desde 1989, na Apadano (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa).

MARIO TOSHIRO OKUBO (indicado pelo vereador Antonio Alves Teixeira) - Iniciou suas atividades profissionais aos 13 anos. Em 1980 passou a empreender no ramo fotográfico, em cuja área atua até os dias atuais, com um estabelecimento no Centro da cidade e com seu trabalho de registro fotográfico de festas e eventos sociais.

NATALÍCIO FERREIRA MARQUES (indicado pelo ex-vereador Vagner Barilon) – Nascido em Água Boa (MG), chegou a Nova Odessa em 1981. Trabalha na Coden, onde já passou por  funções como ajudante de encanador, motorista de caminhão, encarregado de redes e chefe da equipe da divisão de serviços.

NEIDE MERHEJE (indicada pelo vereador Levi Tosta) - nasceu em São Paulo (SP), é promotora de eventos e mudou-se para Nova Odessa em 1982. Em 1983, em uma reunião, sugeriu que Nova Odessa passasse a adotar o slogan “Paraíso do Verde”, slogan que hoje define a cidade. Foi organizadora do “Concurso da Rainha dos Trabalhadores”, responsável por ensaiar todas as candidatas. Também organizou shows de palco das Festas das Nações e foi proprietária do Splash, um barzinho para casais que marcou época na cidade.

SALVADOR MEIRA DE CARVALHO (indicado pelo vereador Sebastião Gomes dos Santos) - Chegou em Nova Odessa em 1968. Trabalhou nas empresas Santa Aída e Têxtil Nova Odessa. Foi vidraceiro e industriário. Teve intensa participação nas atividades da comunidade católica, principalmente nas igrejas Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças.


Outras Notícias

Fique por dentro





Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nosso e-mail de atendimento:

sic@camaranovaodessa.sp.gov.br

Telefone para contato:

(19) 3466-8866


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!