Com apoio de vereador, ‘Cozinhalimento’ será inaugurado em março

Desde o ano passado o vereador Antônio Alves Teixeira, o Professor Antônio, se empenha em conquistas uma unidade do Projeto Cozinhalimento para Nova Odessa. Em março, o projeto se torna uma realidade no município.

Através de uma parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Nova Odessa inaugura no dia 03 de março a unidade local do projeto. Além da instalação de cozinhas profissionais e da capacitação de agentes multiplicadores, o “Cozinhalimento” promove ações de segurança alimentar e nutricional sustentáveis e de incentivo à geração de renda e empreendedorismo, através de cursos gratuitos oferecidos à comunidade.

“A capacitação de microempreendedores e de pessoas que buscam uma renda extra é um impulsionador da economia local. As pessoas que atuam, ainda que informalmente, nas atividades que envolvem nutrição e economia têm agora uma opção que pode garantir a sua profissionalização. É um projeto interessante, porque o Estado traz o recurso, capacita os formadores da Prefeitura e a gente pode oferecer esses cursos de capacitação desse público”, comentou o vereador Professor Antonio – que agradeceu o então secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, atual deputado estadual.

Por meio do convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o Projeto destinou R$ 80 mil para a compra de equipamentos, utensílios e mobiliário para a cozinha profissional, que inclui uma sala de aulas teóricas.

Em Nova Odessa, o complexo foi montado em uma sala de cerca de 50 metros quadrados no prédio do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Maria José Flauzino (antiga “Toca do Coelho”), no Jardim São Jorge.

A Prefeitura investiu cerca de R$ 20 mil adicionais em utensílios, móveis e equipamentos, vai fornecer os insumos para os cursos e também uma professora, ou “agente multiplicadora” – que é a servidora municipal e nutricionista Juliana Pissaia Savitsky.

Segundo a profissional – responsável também pelo do Setor de Alimentação Escolar da Rede Municipal –, os cursos devem começar a ser oferecidos logo depois que a equipe passar pelas capacitações exigidas pelo Estado, o que deve provavelmente até o final do primeiro semestre.

Publicado em: 17 de fevereiro de 2023