Debate na Câmara reúne representantes de cinco bancos e da Febraban

O debate sobre os serviços prestados pelas instituições bancárias em Nova Odessa, realizado nesta segunda-feira (06/03) pela Câmara Municipal, reuniu representantes de cinco bancos, além do diretor setorial de segurança bancária da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Pedro Oscar Vioto, e do diretor do Procon local, Nelson Colato.

O vereador Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, foi o autor do requerimento que solicitou o debate. Representantes dos bancos Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil discutiram, por cerca de duas horas, adequações na legislação municipal e nos procedimentos das agências para atender as necessidades dos clientes.

“Fiquei muito satisfeito com a presença dos gerentes e representantes dos bancos porque nós, vereadores, estamos próximos do povo e podemos falar daquilo que mais incomoda os clientes. É uma forma de contribuir para que os serviços sejam melhorados”, afirmou Pelé.

Os vereadores apontaram problemas corriqueiros como o desrespeito ao tempo de espera estabelecido na legislação municipal, as medidas de segurança para evitar golpes e assaltos e dificuldades de acesso pelas portas giratórias. Também foram apontadas necessidades de melhorias no acolhimento dos clientes – que algumas vezes ficam esperando do lado de fora das agências – e também adequações de espaço para acomodação das pessoas no interior dos estabelecimentos.

O diretor do Procon falou das dificuldades encontradas na fiscalização, já que a instituição conta com apenas um fiscal habilitado. Ainda assim, destacou a importância do registro das reclamações junto ao órgão.

“Fiquei muito satisfeito com o resultado do debate e com a atenção que a Câmara recebeu. Acredito que esse foi o início de uma discussão saudável, que vai ser ampliada para que a legislação municipal seja adequada à realidade e possa realmente refletir o desejo da população”, completou o presidente da Casa, Wagner Morais.