Em Jundiaí, vereadores buscam modelo de políticas públicas voltadas à primeira infância

O presidente da Câmara, Wagner Morais, e o vice-presidente, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, organizaram uma comitiva de Nova Odessa para conhecer a Cidade das Crianças, um programa intersetorial desenvolvido em Jundiaí para o desenvolvimento e proteção da infância.

A comitiva foi recebida pelo prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e por uma equipe de gestores públicos que detalharam como as diversas pastas da administração pública (chamadas na cidade de Unidades Gestoras e não de secretarias) trabalham de forma coordenada para que as crianças sejam plenamente atendidas.

A secretária de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Nova Odessa, Vânia Cezaretto, e a secretária adjunta, Natália Lins, acompanharam os vereadores.

“O êxito da iniciativa se deve ao comprometimento tanto do Poder Público quanto da sociedade. Estamos cada vez mais convencidos de que a redução das desigualdades sociais e o encerramento de ciclos de pobreza dependem do estímulo ao desenvolvimento pleno durante a infância, e, por isso, temos a criança como prioridade”, afirmou o prefeito de Jundiaí.

Morais destacou a iniciativa da administração daquela cidade e afirmou que ela pode ser um modelo para Nova Odessa. “Você percebe que existe uma sincronia entre o prefeito e a equipe e que todos estão empenhados em aplicar as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes. É esse espírito que devemos ter em Nova Odessa, onde a legislação já foi desenvolvida em uma parceria entre o Legislativo, Executivo e Judiciário. Agora precisamos efetivar as propostas”, afirmou.

“Nós aprovamos a legislação que institui a Política Municipal Integrada pela Primeira Infância e esse já foi um grande passo. Porém, precisamos tirar isso do papel e conscientizar todos os agentes públicos para que ela se torne efetiva e devidamente desenvolvida”, afirmou o vice-presidente Pelé.

Foram apresentados durante o encontro os conceitos vinculados ao programa Cidade das Crianças, as redes das quais Jundiaí é signatário – Rede Latino-Americana Cidade das Crianças e Urban95, além de práticas na rede educacional para o enfrentamento à violência e um projeto-piloto de alertas integrados de Saúde, Educação e Assistência Social.

Participaram da reunião os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Gustavo Maryssael (Casa Civil), Marcelo Peroni (Cultura) e Vastí Ferrari Marques (Educação), além de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Nova Odessa.

A comitiva foi convidada pelo prefeito para participar do 1º Encontro Brasileiro Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infância, que será realizado pela Prefeitura entre 18 e 24 de março. Após a agenda no Paço, o grupo visitou espaços públicos onde os eixos do programa Cidade das Crianças são aplicados, entre eles o Mundo das Crianças.

Publicado em: 10 de fevereiro de 2023