Acompanhe nossas redes sociais

Parlamento da RMC convida o Governo do Estado para expor planos de segurança em escolas

Na reunião, realizada em Nova Odessa, também foi abordado um estudo sobre o Trem de Alta Velocidade e foram nomeadas as comissões temáticas


Os vereadores do Parlamento da RMC aprovaram, na manhã desta sexta-feira (14), ofício endereçado ao secretário de Estado de Segurança Pública, Guilherme Derrite, para que o governo estadual informe as medidas que estão sendo tomadas para evitar novos ataques a escolas e restabelecer a tranquilidade na comunidade escolar. A ideia é que o Palácio dos Bandeirantes se faça representar na próxima reunião do Parlamento da RMC no mês de maio, em Sumaré.
A iniciativa partiu dos presidentes da Câmara de Nova Odessa e de Americana, Wagner Morais e Thiago Brochi, e ganhou apoio imediato dos colegas. O presidente da Câmara de Campinas, Luis Rossini, informou que a cidade sediará um seminário sobre segurança em escolas no início de maio.
A reunião foi comandada pelo presidente da Câmara de Indaiatuba, Pepo Lepinsk, eleito em março para representar o Parlamento.

Outro destaque do encontro, foi a criação da Comissão de Habitação e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, além da escolha dos membros de outras sete comissões temáticas que irão atuar no biênio 2023/2024 (confira abaixo).
Estavam presentes o 1º vice-presidente Luiz Rossini (Campinas), o presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, Thiago Braggion, o representante da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Paulo Pereira Filho, além dos demais presidentes de Câmara e vereadores dos 20 municípios que compõem o colegiado.

MOBILIDADE URBANA
Emiliano Stanislau Affonso Neto, especialista em Mobilidade Urbana, foi o convidado da 3ª reunião do ano do Parlamento Metropolitano da RMC.
Emiliano abordou o tema “Mobilidade Urbana em Tempos de Trem-Bala”. Engenheiro formado pela Universidade Mackenzie (SP), com diversos cursos de especialização na área de transporte público e grande atuação na área de transporte por todo o país, Emiliano aceitou o desafio de falar sobre o Trem de Alta Velocidade (TAV), popularmente chamado de Trem-Bala, aos membros do colegiado na manhã desta sexta-feira (14).
O engenheiro falou sobre a história dos trens no mundo e como os países mudaram a partir da implantação dos modais. Emiliano destacou que o trem bala é uma solução eficiente e sustentável para o transporte de passageiros na RMC, mas lembrou que é preciso ir além do que é óbvio na execução do projeto.

“Nos países em que o TAV passou a ser uma realidade, a população pode observar a melhoria em questões bem menos aparentes, como o crescimento das universidades, o aumento no número de conferências e eventos, a prosperidade cultural, e tantas outras mudanças para os municípios e a população que merecem destaque e que valem todo este debate que hoje os parlamentares fazem aqui”, avalia.
“Não é possível ficarmos de fora disso”, afirmou Pepo, seguido por todos os demais presidentes de Câmara da RMC que, mês passado, foram surpreendidos com a exclusão da cidade de Campinas do trajeto do trem, que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro. No trajeto inicial, Campinas ganharia uma plataforma de embarque/desembarque, o que acabou sendo suprimido na versão final do edital.
“A luta agora é para mantermos o trajeto inicial e não deixarmos de fora deste projeto, nossos quase 4 milhões de habitantes, que se beneficiariam com o projeto”, disse Wagner Morais, presidente da Câmara de Nova Odessa. “Vamos lutar até o fim para esta mudança”, afirmou.

Confira a formação das comissões:
 
Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social
Tiago de Paula (Vinhedo)
Ailton Fumachi (Itatiba)
Ramon La Martini (Morungaba)
Erivelton Marcos Proencio (Jaguariúna)
 
Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana
Vitor Gabriel (Monte Mor)
Luiz Rossini (Campinas)
Paulo Pereira Filho (Hortolândia)
 
Comissão de Saúde
Silene Silvana Carvalini (Indaiatuba)
Tiago de Paula (Vinhedo)
Afonso Lopes da Silva (Jaguariuna)
Edvaldo Souza Araujo (Hortolândia)
 
Comissão de Proteção Animal e Meio Ambiente
Ramon La Martini (Morungaba)
Pedro Reinaldo Rosa (Rafard)
Márcia Campos (Hortolândia)
 
Comissão de Segurança
Tomás Federicci (Morungaba)
Adilson Paranhos (Monte Mor)
Silvio Natal (Nova Odessa)

Comissão de Proteção à Mulher
Silene Silvana Carvalini (Indaiatuba)
Naila de Souza (Vinhedo)
Altran José de Lima (Monte Mor)
Edivaldo Souza Araujo (Hortolândia)
 
Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Márcia Campos (Hortolândia)
Pastor Léo Fernandes (Vinhedo)
Derlei de Jesus Athanazio Bueno (Hortolândia)
Hélio Silva (Sumaré)
Elvis Ricardo/Pelé (Nova Odessa)
 
Comissão de Habitação
Elvis Ricardo/Pelé (Nova Odessa)
Luiz Rossini (Campinas)
Aldemir Clemente da Silva (Hortolândia)
 
Comissão de Educação, Cultura e Esporte
Prof. Adriel (Monte Mor)
Hélio Pereira da Silva (Sumaré)
Tiago de Paula (Vinhedo)
Derli de Jesus (Hortolândia)
Paulo Pereira Filho (Hortolândia)
 


Outras Notícias

Fique por dentro





Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nosso e-mail de atendimento:

sic@camaranovaodessa.sp.gov.br

Telefone para contato:

(19) 3466-8866


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!