Previsão é que bombeiros se instalem em Nova Odessa no primeiro semestre de 2022

Professor Antonio acompanhou nova inspeção na área que deverá receber a sede da corporação, na Avenida João Pessoa

O vereador Antonio Alves Teixeira, o Professor Antonio, acompanhou nesta sexta-feira mais uma vistoria à área que deve abrigar uma base do Corpo de Bombeiros estadual em Nova Odessa. O terreno fica na Avenida João Pessoa, há um quarteirão da principal avenida da cidade: a Ampélio Gazzetta.

A previsão da corporação é que, finalizando toda a parte de análise estrutural e avalição de documentos legais, as obras sejam iniciadas no primeiro trimestre e a unidade inaugurada ainda no primeiro semestre de 2022.

A vistoria foi realizada pelo tenente-coronel Carlos Eduardo Fanti, chefe de Segurança Municipal, pelo tenente coronel Harley Washington Ferreira, comandante do 16º Grupamento de Bombeiros do Interior, e pelo capitão dos Bombeiros Bruno César Penna Gobbo.

A área escolhida tem cerca de 4 mil metros quadrados no total e deve abrigar, além da base do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal, que hoje está em um imóvel alugado pela prefeitura.

“A conquista de uma base do Corpo de Bombeiros para Nova Odessa tem impacto direto na vida do cidadão, com a ampliação dos serviços de atendimento de emergência, além da redução dos valores de seguros para comerciantes e empresários”, explicou o vereador.

De acordo com o tenente coronel Herley, a base no município deve contar com 15 soldados e dois veículos, sendo um de resgate e um de combate a incêndio. “Uma base do Corpo de Bombeiros no município traz mais agilidade no atendimento à população. Os soldados que virão para Nova Odessa serão experientes e terão treinamento constante, como é comum na nossa corporação”, explicou.

Pelo modelo de parceria em análise, o Estado pagaria salários e benefícios de seus próprios bombeiros. Já a construção do prédio, bem como o custeio das atividades, ficaria a cargo da Prefeitura – que por sua vez pode buscar apoio junto à iniciativa privada.

Atualmente, Nova Odessa conta com um grupo de bombeiros voluntários, com equipes para resgate e remoção de feridos leves. Casos mais graves, no entanto, demandam o acionamento da corporação estadual, cujas unidades mais próximas ficam sediadas em Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

Publicado em: 05 de novembro de 2021