‘Setembro Verde’ reúne Apaes em campanha de conscientização

Presidente da Câmara participou da abertura, que contou com representantes de 80 cidades

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, participou, na tarde desta quarta-feira (31/08), do evento que marcou a abertura da campanha Setembro Verde – Mês de Inclusão da Pessoa com Deficiência, promovido pela Feapases (Federação das Apaes do Estado de São Paulo).

A campanha tem como objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência e, neste ano, Nova Odessa foi escolhida para a abertura.

Durante a solenidade, Pelé lembrou que Nova Odessa possui lei municipal que institui o Setembro Verde. “Nova Odessa tem um olhar para a inclusão e, inclusive, já tem essa legislação que trata do Setembro Verde desde 2017. E falando em reconhecimento da Apae, foi essa instituição que escolhi como beneficiária de uma das emendas de minha autoria ao orçamento municipal”, lembrou.

A lei municipal à qual o presidente se referiu é a 3.126/2017, que prevê que o mês de setembro será destinado a dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência; estimular a participação social, conscientizar a família, a sociedade e o Estado sobre a importância da inclusão, promover a informação e difusão dos direitos da pessoa com deficiência, divulgar avanços, conquistas e boas práticas de políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência e identificar desafios para a inclusão social da pessoa com deficiência.

O evento de abertura do Setembro Verde contou ainda com a presença do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho e do ex-prefeito e atual diretor-executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Benjamim Bill Vieira de Souza, da presidente da Feapaes-SP, Vera Lucia Ferreira, do presidente da Apae de Nova Odessa, João Belini Filho, além de representantes de Apaes de todo o Estado, parceiros, entidades e de toda a comunidade que apoia a causa.

Neste ano, o intuito é envolver novamente a população em atividades voltadas à inclusão social e dar maior visibilidade a causa da pessoa com deficiência.

A Feapeaes-SP atua no assessoramento, na defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla e congrega, atualmente, 308 Apaes filiadas. As Apaes prestam atendimento direto nas áreas de assistência social, educação e saúde a um público médio de 70 mil pessoas.