Vereador de NO é eleito presidente do Conselho Fiscal do Consimares

Câmara de Nova Odessa ficou ainda com uma vaga ocupada pelo vereador Cabo Natal

O vereador Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, foi eleito presidente do Conselho Fiscal do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) para o biênio 2023/2024. A eleição foi realizada durante assembleia realizada no anfiteatro da Prefeitura de Nova Odessa nesta quinta-feira (16/02).

O Conselho é composto por sete vereadores dos municípios que integram o consórcio (Capivari, Hortolândia, Monte Mor, Sumaré, Nova Odessa, Elias Fausto e Santa Bárbara d’Oeste). Na eleição desta quinta-feira, Santa Bárbara não enviou representante e a vaga foi preenchida após sorteio entre os vereadores presentes. Sílvio Natal, o Cabo Natal, de Nova Odessa, foi sorteado e também integra o conselho.

“Fico muito honrado em presidir o Conselho e contribuir com os trabalhos do Consimares. O Consórcio sempre teve sede em Nova Odessa então estamos acompanhando de perto a evolução dos trabalhos nessa área tão importante que é o tratamento adequado dos resíduos sólidos”, afirmou Pelé.

“Acredito muito nesse trabalho integrado entre as cidades da região, que unidas têm mais força para buscar melhorias”, completou Natal.

Cada Câmara indicou três vereadores para compor o colégio eleitoral da eleição do Conselho. Desses três, um eleito para representar o município.

Além de Pelé e Natal, compõem o conselho no biênio 2023/2024 os vereadores José Eduardo de Campos Pacheco (Capivari), Dionatan Domingues (Hortolândia), Adilson Paranhos (Monte Mor), Carlos Eduardo Gomes (Elias Fausto) e Valdir de Oliveira (Sumaré).

O objetivo do Consimares é compatibilizar a gestão integrada dos resíduos sólidos entre os municípios participantes, de forma a incentivar a reciclagem e promover inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis. Além disso, visa também sistematizar dados, mapear o tratamento de resíduos e identificar as potencialidades e fragilidades dos sistemas de limpeza urbana, coleta e destinação de resíduos nos municípios.

Cabe ao Conselho, entre outras funções, assistir e fiscalizar a gestão financeira e patrimonial do consórcio.

A primeira reunião do novo Conselho Fiscal será dia 10 de março, às 9h, na sede do Consórcio, em Nova Odessa.

Publicado em: 17 de fevereiro de 2023