Vereadora cobra ações para prevenir ocorrências de erro médico

Márcia Rebeschini defende realização de treinamento e monitoramento para reduzir índices de erros de diagnóstico

A vereadora Márcia Rebeschini demonstrou preocupação com a possível ocorrência de erros médicos na rede municipal de saúde de Nova Odessa. Em requerimento protocolado na Câmara, a vereadora solicita informações sobre protocolos e treinamentos com o objetivo de reduzir a incidência desse tipo de equívoco.

“Ao fazer a oitiva de diversos usuários do sistema público de saúde de Nova Odessa é claramente observado que podem estar ocorrendo eventuais erros de diagnóstico em percentual rejeitável”, afirmou a vereadora no requerimento.

“O erro de diagnóstico produz agravamento de moléstias e graves quadros clínicos que podem vitimar os pacientes, até ao ponto do óbito, além de onerar ainda mais cofres públicos por serem obrigados a fazerem tratamentos mais complexos e demorados, em razão de um diagnóstico impreciso ou displicente”, completou Márcia.

No documento a parlamentar ainda afirma que o Programa Nacional de Segurança do Paciente propõe um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde e que se faz necessário que cada vez mais, a Secretaria Municipal de Saúde edite preventivamente todas ações indispensáveis, a fim de evitar a ocorrência de eventuais erros de diagnóstico que tanto prejudicam os pacientes.

Entre outros questionamentos, a vereadora pergunta se há setor ou pessoa responsável por fazer tecnicamente a oitiva de pacientes aleatórios e confrontar as informações constantes nos respectivos prontuários médicos, a fim de prevenir a ocorrência de erros de diagnóstico.

Solicita ainda o envio de cópias de documentos que comprovem a realização de atualizações, treinamentos e capacitações sobre protocolos e notas técnicas atinentes ao tema erro de diagnóstico, preconizados pelo Ministério da Saúde, no período de janeiro de 2021 até 30 de agosto de 2022.

O requerimento está na pauta da sessão da próxima segunda-feira, que começa às 14h e tem transmissão ao vivo pela página da Câmara no Facebook e também pelo Youtube.

Publicado em: 09 de setembro de 2022