Vereadores cobram providências em relação ao cemitério municipal

Os vereadores Márcia Rebeschini e Sílvio Natal, o Cabo Natal, apresentaram requerimentos em que cobram providências da Prefeitura em relação ao cemitério municipal. A vereadora busca informações sobre a possível ampliação do espaço ou implantação de um novo local para sepultamentos. Natal quer saber qual foi o resultado de um estudo sobre possível contaminação no local, realizado por empresa especializada contratada pela administração.

Márcia cita que, de acordo com as preliminares do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgadas recentemente, a população da cidade está aumentando e, consequentemente, o número de óbitos também. “Logo não haverá espaço físico para novas sepulturas”, alerta a vereadora.

No requerimento, Márcia questiona a prefeitura sobre a possível existência de estudos para implantação de um novo cemitério em outro local. Pergunta ainda qual a capacidade total do Cemitério Municipal e quantas vagas estão livres.

ESTUDO – Cabo Natal, por sua vez, aponta que, em resposta a outro requerimento apresentado por ele, a Prefeitura apresentou uma cópia da “Avaliação Ambiental Preliminar”, realizada pela empresa ENGESOLVE Soluções Ambientais Integradas, no Cemitério Municipal.

De acordo com o parlamentar, a avaliação, datada de 26 de abril de 2022, aponta que o trabalho teve como foco a identificação de fontes potenciais e primárias de contaminação que possam afetar ou ter afetado a qualidade do solo e das águas subterrâneas, na área do cemitério.

Diante disso, a investigação deve ter prosseguimento e deve ser iniciado o gerenciamento da área contaminada através da execução da etapa de Investigação Confirmatória, próxima etapa do Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Agora Natal questiona se foi realizada a Investigação Confirmatória e quais os resultados obtidos. Pergunta ainda se foram adotadas outras medidas em relação ao cemitério Municipal.