Vereadores pedem instauração de ‘CEI da Ponte’

Os vereadores Sílvio Natal, o Cabo Natal, Márcia Rebeschini e Oseias Domingues Jorge assinam o pedido de instauração de CEI (Comissão Especial de Inquérito) protocolado hoje na Câmara de Nova Odessa. O objetivo é apurar diversas irregularidades envolvendo as obras que foram realizadas sobre o Córrego Capuava.

No pedido, os vereadores relatam que, no dia 5 de agosto, a Prefeitura divulgou nota informando que as equipes das secretarias de Obras e Meio Ambiente, do setor de Trânsito e da Coden Ambiental realizavam os últimos ajustes no entorno da nova ponte sobre o Córrego Capuava, na Rua Sigesmundo Andermann. Na ocasião, a prefeitura informou ainda que a inauguração estava prevista para o dia 13 de agosto.

Porém, nos dias 09 e 10 de agosto, o muro de contenção lateral desabou devido às leves chuvas registradas.

Os vereadores afirmam que visitaram a ponte e constaram diversas irregularidades como rachaduras no muro, na calçada e formação de buraco no asfalto próximo à boca de lobo.

Três requerimentos foram apresentados na Câmara sobre o mesmo tema, porém, segundo os três vereadores que assinam a CEI, as dúvidas não foram solucionadas "de forma satisfatória".

“Essa obra custou cerca de R$ 1,3 milhão aos cofres públicos e foi feita de forma emergencial. Antes de inauguração começou a apresentar problemas que continuam aparecendo até hoje. Precisamos apurar e, se houver responsáveis, eles deverão ser punidos”, afirmou Natal.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, esse pedido de CEI só será apreciado após a conclusão dos trabalhos de uma outra CEI que está em andamento e investiga eventuais omissões ou ações administrativas e políticas tomadas pelo Poder Público Municipal, considerando a iminência da falta de novas sepulturas no Cemitério Municipal.

Na pauta da sessão da próxima terça-feira (29/11) está um pedido de prorrogação do prazo de conclusão da “CEI do Cemitério” por mais 90 dias.

Somente depois da conclusão da CEI em andamento, com a leitura de seu relatório em Plenário, é que poderá ser apreciado o pedido de instauração da “CEI da Ponte” e escolha dos membros que irão compor a comissão.

Publicado em: 25 de novembro de 2022