O vereador Antonio José Rezende Silva (PDT) teve requerimento aprovado na sessão desta segunda-feira (03/05) onde solicita informações do prefeito Manoel Samartin (PDT) sobre a possibilidade de se implantar um depósito de resíduos de construção e demolição no município.
No documento ele relata que no dia 15 de março, deste ano, foi realizado um debate na Câmara sobre a utilização de caçambas estáticas para a coleta de entulhos em Nova Odessa. Neste encontro estiveram presentes representantes da empresa Cemara Pró-Ambiental, dos caçambeiros da cidade e da Prefeitura e um dos assuntos tratados foi o custo de se locar caçambas no município.
O parlamentar citou que recentemente, foi veiculado nos órgãos de comunicação, que as tarifas cobradas pela empresa Cemara Pró-Ambiental teriam reajuste a partir de 1º de maio. Rezende ressaltou que esta empresa é a responsável pelo descarte de materiais de construção e demolição na região. “Um dos principais motivos para este aumento, segundo a empresa, é que não existem locais apropriados para se fazer o despejo destes resíduos. Inclusive, muitos caçambeiros descartam em APP's (Áreas de Preservação Permanente)”, comentou.
Com o requerimento ele pretender ver a possibilidade do município ter um depósito e desta forma diminuir o custo do serviço de coleta deste material aos munícipes, além de gerar empregos e preservar o meio ambiente. “O preço da caçamba na Cemara dobrou de valor. Conversei com o Call Hansen (assessor de Obras e Urbanismo) para ver a possibilidade de fazer um trabalho semelhante aqui, criar uma cooperativa”, defendeu Rezende.
O vereador Vagner Barilon (PSDB) comentou que a propositura é de extrema importância e falou do projeto “Melhor Caminho Rural”, do Governo do Estado, que cuida das estradas rurais e para isso usam entulho de construção. “É necessário uma usina para a utilização deste material. As estradas rurais necessitam de atenção. Seria interessante discutir este assunto na RMC (Região metropolitana de Campinas), para melhorar as condições de acesso as cidades”, argumentou o tucano.
Publicado por: Marineuza Lira