O vereador Angelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio (PSD), realizou terça-feira (28/2) visita na Cooperativa Araras Limpa, com o intuito de conhecer o funcionamento do local para ter mais parâmetros e continuar a busca por melhorias para a cooperativa de reciclados CooperSonhos de Nova Odessa. No último dia 10 Réstio esteve na CooperSonhos após ter aprovado requerimento solicitando à Prefeitura atendimento a reivindicações dos cooperados. Entre os benefícios pleiteados estão ampliações na estrutura do imóvel, aquisição de equipamentos e o recolhimento de INSS para os trabalhadores.
Acompanhado de sua assessora legislativa, Andresa Furian, o vereador Nenê Réstio conversou com a diretora da Cooperativa Araras Limpa, Valquíria Cristina Béra, e a presidente, Rosana Aparecida Torres. A cooperativa possui 27 funcionários, entre mulheres cooperadas e homens motoristas dos caminhões. Elas não têm registro, são independentes e cadastradas no Programa Bolsa-Família, recebendo cesta básica mensal da Prefeitura (igual os demais servidores). As trabalhadoras recebem em torno de um salário mínimo por mês.
O suporte à Cooperativa é dado pela Prefeitura de Araras. Por exemplo: a diretora é contratada como cargo de confiança, além dos motoristas dos veículos também serem servidores municipais e receberem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e ainda materiais de limpeza, para manter o local higienizado. Existe projeto de, ainda este ano, construir um refeitório adequado para inclusive melhorar os atuais sanitários.
Em parceria com a Prefeitura, toda a madeira recolhida pelo Setor de Meio Ambiente é destinada às cooperadoras, que vendem os produtos com o intuito de angariar mais fundos para manter a unidade. Na Cooperativa de Araras existem três prensas elétricas (doadas pela empresa Nestlé), uma empilhadeira, uma balança pequena e outra grande, uma esteira de 20 metros e dois caminhões. A compra de outro veículo já foi licitada, desta vez pelo Governo do Estado.
Segundo informações, de 60% a 65% do material recolhido é vendido para a empresa HCPET de Araras e agora ela também tem comercializado isopor. Como o aterro da cidade está interditado, todo o resto do lixo é encaminhado para a Estre, em Paulínia – mesmo destino do lixo de Nova Odessa. O vereador Nenê Réstio afirma que continua na luta para buscar melhorias para a CooperSonhos, sediada no bairro Jardim Conceição. “O meu compromisso é estabelecer entre as Cooperativas um relacionamento próximo para trocarem experiências bem sucedidas, com objetivo de melhorar cada vez mais a estrutura de trabalho da CooperSonhos de Nova Odessa”, ressalta.
Publicado por: Igor Hidalgo