Vereador defende transporte especial pela EMTU

Objetivo é alcançar público além do sistema regular de ônibus
Visualize fotos

Proporcionar um transporte acessível, seguro e eficiente a um público que não consegue utilizar o sistema regular dos ônibus, ainda que os veículos sejam adaptados, para incluir essas pessoas nos diversos programas oferecidos pelos governos estadual e municipal. Este é o objetivo principal do Serviço Especial Conveniado - Ligado, da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que o vereador Vagner Barilon (PSDB) quer trazer para Nova Odessa.

O líder da bancada do PSDB na Câmara protocolou esta semana requerimento no qual solicita informações da EMTU a respeito do serviço especial. De acordo com informações da própria Empresa, o objetivo é transportar gratuitamente pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida severa, por meio do atendimento do tipo "porta a porta”. Criado em 2009, o Programa Ligado já atendeu a mais de 1.200 passageiros especiais no sistema de transporte metropolitano, gerenciado pela EMTU.

Os serviços podem ser disponibilizados a qualquer Município, mediante convênio entre a Prefeitura Municipal e a EMTU, e com isso beneficiar as famílias que possuem pessoas com deficiência, promovendo o transporte entre suas casas e instituições de ensino, entidades assistenciais, etc. “É um importante serviço prestado não apenas para as pessoas deficientes, que têm a sua dignidade resgatada, mas também a toda sociedade, que passa a ser construída de uma forma mais justa e com menos desigualdade”, destaca Barilon.

“Atenderia, por exemplo, a pessoa portadora de deficiência que precisa ir à ETEC (Escola Técnica Estadual) ou ao Hospital de Reabilitação Lucy Montoro, em Campinas”, menciona o vereador. Ele pretende encaminhar ofício à EMTU perguntando sobre o procedimento a ser seguido pelo Município para celebrar convênio, a fim de disponibilizar o serviço “Ligado” aos cidadãos. Barilon inclusive requer cópia de minutas dos convênios, entre outros documentos. “É um serviço excelente e que traz benefício a essa parcela da sociedade”, completa.




Publicado por: Igor Hidalgo