Vereador questiona qualidade de obras em praças

Zé da Padaria fez requerimentos e sugere mudanças estruturais
Visualize fotos Visualize fotos

O vereador José Carlos Belizário, o Zé da Padaria (PCdoB), está levantando questionamentos relativos às obras de construção e revitalização de cinco praças na cidade. Os trabalhos tiveram início no Jardim Marajoara e ainda não começaram no Jardim Santa Rita, Jardim Capuava, Campos Verdes e Residencial Mathilde Berzin. O vereador questiona a qualidade do serviço na obra iniciada no Marajoara e sugere mudanças na do Berzin.

Membro da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Zé da Padaria elaborou dois requerimentos assinados ainda pelo vereador Vagner Barilon (PSDB) e o presidente da Câmara, professor Adriano Lucas Alves (PSDB). Mesmo não tendo o apoio da maioria dos parlamentares na aprovação dos requerimentos, que acabaram reprovados na sessão de segunda-feira (26/11), ele afirma que o questionamento deve permanecer.

No primeiro documento solicitava informações da Prefeitura sobre o processo licitatório para contratação de empresa especializada para execução de serviços de construção e revitalização das praças do Jardim Santa Rita, Jardim Capuava, Campos Verdes e do Jardim Marajoara, com fornecimento de materiais, máquinas, equipamentos e mão-de-obra, de acordo com o projeto (plantas, planilha orçamentária, memorial descritivo e cronograma físico-financeiro). A proposta ganhadora da licitação foi de R$ 760,6 mil.

As obras no Marajoara já tiveram início e motivam questionamentos por parte do vereador. Zé da Padaria alega que o projeto não está disponibilizado na Internet, motivo pelo qual não é possível ter conhecimento a respeito das benfeitorias que serão realizadas, como iluminação, paisagismo, alvenaria e mobiliário. De acordo com ele, não houve terraplenagem e o material utilizado seria inadequado, com pouca qualidade e durabilidade.

“Começou de forma errada a obra. Não adianta construir uma praça se depois de cinco anos tem de refazer tudo”, ponderou. O vereador pretendia obter o memorial descritivo para fiscalizar a obra. “Queremos saber que tipo de serviço é exigido da empresa para fiscalizar”, reforça. O vereador Vagner Barilon, que preside a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, não descarta a abertura de um processo de investigação para tentar corrigir os possíveis prejuízos.

MAIS - No outro requerimento, Zé da Padaria buscava solicitar informações da Administração Municipal sobre o processo licitatório da contratação de empresa especializada para execução de revitalização da praça pública João Mezavila, no Residencial Mathilde Berzin. Em agosto passado o vereador teve aprovado o requerimento solicitando a possibilidade de reforma do parque infantil situado no bairro.

O responsável pelo Setor de Compras informou que já havia sido realizada a licitação para reforma de todos os parquinhos do Município (madeira e ferro), sendo que a abertura dos envelopes seria efetuada no dia 31 de agosto, para verificar a empresa vencedora do certame e iniciar as reformas o mais breve possível. Tendo em vista o decurso do tempo e o não início das obras, o vereador buscou informações e soube da contratação da empresa para revitalizar a praça pública pelo preço de R$ 108 mil.

Zé da Padaria sugere a manutenção do playground na praça, atendendo a reivindicação popular. “Tem bastante cobrança dos moradores para revitalizar o parquinho, mas no edital não inclui essa obra. Então no mínimo vão tirar o parque do lugar”, explicou o vereador. “O pedido que estamos fazendo é para a Prefeitura manter o parquinho e revitalizá-lo”, completa.




Publicado por: Assessoria de Imprensa