Os eleitos no dia 7 de outubro em Nova Odessa – vereadores, prefeito e vice – receberão seus diplomas nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, a partir das 14horas. O evento acontecerá no plenário “Simão Welsh”, da Câmara Municipal. A solenidade será presidida por Fernanda Silva Gonçalvez, Juíza da 292ª Zona Eleitoral e responsável pelas eleições no município de Nova Odessa. Os diplomas dos suplentes estarão à disposição no Cartório Eleitoral.
Abaixo perfil dos vereadores eleitos:
Perfil dos vereadores eleitos em 7/10/2012
Professor Antonio (PT) – Antônio Alves Teixeira, casado, dois filhos, tem 46 anos, nasceu em Buritama (SP) e mudou para Nova Odessa em 1985. É formado em Letras e Pedagogia e tem pós-graduação em Literatura Brasileira. É professor há 22 anos nas redes particular e estadual. Entre 1996 e 2007 trabalhou na empresa Villares Metals, como orientador, formando mais de 300 funcionários no ensino médio do Telecurso 2000.
É professor no período noturno do ensino médio na Escola Estadual Dorti Zambello Calil, há oito anos. Também é diretor do Centro Municipal de Educação Infantil Emei Walter Merenda (antiga Bem-te-vi) pelo mesmo período. De 2004 a 2008 foi diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Americana e Nova Odessa, período em que liderou a 1ª e única greve da história da cidade. Atualmente desenvolve dois projetos em Nova Odessa; um na área ambiental denominado Recicle e Viva – que consiste na coleta de óleo de fritura – e outro na área da saúde, “Projeto Melhor Idade”, que tem como objetivo levar mais qualidade de vida às pessoas que não podem frequentar uma academia. Este trabalho é feito em sete comunidades católicas, nos salões das igrejas e atualmente atende cerca de 300 pessoas entre jovens e adultos. Ele pretende elevar o atendimento para mil pessoas.
É a segunda vez que sai como candidato a vereador. A primeira ocorreu em 2008 e teve 262 votos, ficou na 32ª colocação geral e o 4º pelo PT. Nas eleições deste ano teve 522 e foi eleito pela coligação petista. Antônio tem como expectativa para os próximos quatro anos zerar o déficit de vagas nas creches, sensibilizar o prefeito e a Secretaria de Educação sobre a importância do funcionamento das creches por 12 horas, nos 12 meses do ano. Focar em projetos na área de Saúde e meio Ambiente.
“Serei oposição para fiscalizar o prefeito, tendo como principal função aprovar todos os projetos em benefício do povo. Também pretendo cobrar a execução do que consta no Plano de Governo e trabalhar com a bandeira de licença-prêmio para todos os servidores. Hoje 60% não tem este benefício. Outra questão é o cumprimento do Estatuto do Idoso para que o servidor possa levar o idoso ou criança ao médico sem perder o dia de trabalho”, afirmou.
Professor Bi (PPS) – Vladimir Antonio da Fonseca, 54 anos, casado e pai de cinco filhos. Nasceu em Espírito Santo do Pinhal e chegou à Nova Odessa em 1968, com os pais e irmãos. É professor de Educação Física em Nova Odessa há 30 anos e realiza trabalho voluntário no Projeto Vida na Igreja Batista Nova Aliança, levando a oportunidade de prática de esportes à comunidade.
Entrou na política na época em que o Bill (Benjamim Vieira de Souza – prefeito eleito) foi escolhido vereador, em 2000. Em 2004 saiu candidato a vereador, em 2008 também, nesta época foi o 6º mais votado. Para as eleições deste ano trabalhou para obter cerca de 700 votos e teve 546, pelo PPS. “Trabalhei bem tranquilo, sem apavorar, sem gastar dinheiro. A família, os amigos e pais de alunos me ajudaram muito. Tenho uma ligação com Nova Odessa de 44 anos, um vínculo grande de carinho pela cidade”, afirmou.
Ele comentou que sempre gostou de política e agora que foi eleito como vereador quer batalhar, apresentar projetos, buscar verbas. Em seu mandato pretende atuar mais nas áreas de Saúde, Educação, Segurança (principalmente dentro das escolas), Transporte, Lazer, reflorestamento dos mananciais, construção de ciclovias. Pretende lutar pela instalação de uma casa lotérica no Jardim Alvorada. E focar no Esporte, área que atua como professor de Educação Física há 33 anos.
Professor Bi fez atletismo por 18 anos em Piracicaba, conquistou mais de 900 medalhas e participou de duas seletivas, sendo uma em Moscou (1980) e outra em Los Angeles (1984). Também foi técnico da equipe de atletismo em Piracicaba de 1980 a 1985 e da equipe de Santa Bárbara d´Oeste de 85 a 92. Em Americana foi técnico de atletismo de categorias de base. “O esporte sempre esteve ligado na minha vida. Vou tentar ajudar bastante os novos atletas e buscar parcerias em empresas privadas”, finalizou. Professor Bi obteve 546 votos.
Tiãozinho do Klavin (PDT) – Sebastião Gomes dos Santos tem 52 anos e é casado, pai de dois filhos, comerciante e foi vereador na Câmara de Nova Odessa entre 2005 e 2008. Mesmo sendo do PDT, partido opositor ao governo eleito, Tiãozinho disse que tem como expectativa que todos vão trabalhar juntos, em prol da população. “A expectativa é grande. Agradeço a Deus a oportunidade de poder voltar”, afirmou. Ele obteve 876 votos para conseguir um novo mandato na carreira.
Sendo técnico em eletrônica manterá seu comércio, porém, pretende ter disponibilidade maior pelo povo. Tiãozinho esteve fora da política por quatro anos e agora diz sentir-se honrado pela votação que teve e oportunidade de dar continuidade nos projetos que ficaram parados. Um deles refere-se à rotatória do Residencial Klavin. Outro é a área de lazer também no bairro. Neste período em que esteve fora do Poder Legislativo deu continuidade ao trabalho social, junto à comunidade.
Mesmo sendo minoria espera bom exultado deste mandato, acredita no governo de Bill. “O Executivo com o Legislativo têm tudo para fazer um bom governo. Estou confiante que não terá problemas. Mesmo porque todos devem pensar no crescimento da cidade”, frisou.
Carla Lucena (PSDB) – Carla Furini de Lucena tem 30 anos, é casada, comerciante, moradora no Jardim Primavera. Nasceu em Nova Odessa, cresceu nos bairros Santa Rosa e Triunfo. Eleita com 546 votos, ela pretende apresentar projetos nas áreas de Educação, Saúde e Segurança, com atenção especial as crianças e idosos. Também deseja elaborar e fiscalizar leis para atendimento domiciliar de idosos e acamados, criando assim uma comissão de profissionais aptos a realizar exames, consultas e atendimento fisioterapêuticos nas casas dos moradores. Comerciante no bairro Klavin, Carla defende ainda a criação de novas creches com período integral, cursos profissionalizantes e novas praças de lazer para estimular os jovens na prática de esportes.
Celso da Concrenova (PSDB) – Celso Gomes Reis Aprígio, 43 anos, casado, pai de quatro filhos e empresário. Nasceu em Umuarama, no Paraná, e escolheu Nova Odessa como sua cidade natal, onde mora há 10 anos. Tem como objetivo focar seu trabalho em melhorias para a Saúde, pois como cidadão sabe da precariedade que esta área se encontra. Também buscará melhorias para a Habitação, lutando por casas populares através do programa CDHU. Humilde e de família simples, desde pequeno demonstrou interesse na área da construção civil. No Paraná, foi coveiro, vendedor, peão de rodeio, exerceu diversas atividades profissionais para ajudar os pais no sustento da família. Em 1992 mudou-se para a cidade de Hortolândia e em 2002 veio com a família para Nova Odessa.
Atualmente morando no bairro Jardim Primavera, Celso está sempre acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da cidade. Empresário há 20 anos, Celso foi proprietário da empresa Concrenova, atualmente trabalha atendendo construções de Nova Odessa e toda região com a empresa Concrefforti, oferecendo concreto usinado de qualidade.
Conta que sua maior dificuldade pessoal foi quando veio de Umuarama para Hortolândia, passou 30 dias dormindo na cabine de um caminhão. Sem dinheiro, não tinha condições de pagar um local para dormir, trabalhava de dia para comer a noite. “Hoje em Nova Odessa tenho a oportunidade de trabalhar em busca do melhor para mim e para minha família, peço muito a Deus saúde para poder trabalhar, pois com saúde podemos correr atrás das oportunidades”.
Celso sempre foi um apoiador do esporte amador e dos projetos sociais. “Acredito que é melhor investir no esporte, na cultura para os jovens, do que ter que reeducar no dia de amanhã após consequências negativas”. Celso sempre esteve presente nos meios políticos, apoiando candidatos e cobrando melhorias para a população. Este ano ele foi eleito com 1.249 votos.
Professor Adriano (PSDB) – Eleito com 507 votos em 2008, Adriano Lucas Alves está com 38 anos e nasceu na cidade de Uberaba (MG), mas mudou-se para Nova Odessa com apenas dois anos de idade. Casado e pai de dois filhos, atuou como instrutor da Prefeitura, tendo se destacado pelo seu trabalho no esporte na cidade. Foi jogador e professor de basquete, uma das suas grandes paixões. Mas, com o tempo, se voltou para a área de Exatas, formando-se em Matemática pela PUC-Campinas, onde também cursou pós-graduação. Em 2000 foi para a Europa, onde fez cursos de extensão, especialização e Língua Inglesa. E recentemente terminou o MBA em “Gestão de Cidades”.
Foi sócio de seu pai na empresa de materiais elétricos e hidráulicos e montagens industriais “Lucas e Alves”, instalada no centro da cidade. Entretanto, de todas essas atividades o que prevaleceu foi a alegria de lecionar, função que continua executando, mesmo após a eleição de vereador.
O professor Adriano iniciou seu trabalho político pelo PV. Na primeira vez que tentou se eleger, acredita que já foi bem votado, com 265 votos. Não eleito em 2004, já começou a pedir votos para 2008. Em 2007 recebeu um convite do hoje prefeito eleito, Benjamim Vieira de Souza (Bill), para transferir-se para o PSDB, que já se apresentava como um grupo forte, com mais possibilidades. Aceitou o convite e iniciou o trabalho de campanha. Após os primeiros quatro anos de trabalho, Adriano conseguiu se reeleger em 2012 com o triplo da votação anterior: 1.584. “Trabalhávamos com a expectativa de superar os 1.000 votos , mas a população reconheceu o nosso trabalho e obtivemos uma marca muito importante de votação”, disse o vereador, que exerce a Presidência da Câmara no biênio 2011/2012. Em março deste ano se tornou presidente do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e pretende continuar atuando fortemente no tripé Educação, Esporte e Comércio.
Vagner Barilon (PSDB) – Recordista histórico de votação para vereador em Nova Odessa, com 1.765 votos obtidos em 2012, Vagner Barilon nasceu em Americana e aos 40 anos já contabiliza 34 deles morando em Nova Odessa. Em 2008 foi eleito com 562 votos, na primeira tentativa de chegar ao Legislativo. Casado e sem filhos, morou muito tempo na Vila Azenha e estudou na escola Paulo Azenha e depois fez curso técnico de Metalurgia no Senai. Foi estagiário e efetivo na empresa KS Pistões, empresa que atende a praticamente todos os fabricantes de motores brasileiros e às grandes montadoras internacionais, além do mercado de peças de reposição.
Em dezembro de 1994 um acidente o afastou do trabalho. Devido ao ocorrido, teve, inclusive, que se submeter ao um tratamento de reabilitação na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) em São Paulo por ter paralisado os movimentos das pernas. Depois disso, cursou Processamento de Dados na Fatec (Americana) e depois ocupou o cargo de Diretor de Informática do SOS (Serviço de Orientação Social).
O tucano foi um dos fundadores da Sociedade de Amigos de Bairro da Vila Azenha, Flórida e Fadel em 2001. E, para defender as necessidades da população desses locais, já foi duas vezes presidente e ainda secretário. Assim como o colega de partido e bancada na Câmara, Adriano Lucas Alves, Vagner Barilon mais que triplicou a votação anterior. “Como vereador exercemos um papel fiscalizador nesses quatro anos e a população nos deu a confiança para mais um mandato, agora trabalhando com um prefeito do nosso lado, o Bill (Benjamim Vieira de Souza)”, diz.
Leitinho (PDT) – Cláudio José Schooder tem 43 anos e com 1.108 votos foi reeleito para o terceiro mandato este ano pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Divorciado e pai de uma filha, Leitinho atribui sua nova vitória ao apoio dos amigos. “Esse número expressivo torna minha responsabilidade maior ainda, porque agora é muito grande a parcela da população que acredita no meu trabalho”, afirma.
Para ajudar a família que passava necessidades, desde criança começou a trabalhar. Entregava leite nas casas (origem de seu apelido), fazia “bicos” para conhecidos, foi engraxate, lavador de carros e motoboy. Depois, como instrutor de autoescola por 14 anos, começou a investir mais no cuidado a animais abandonados, uma atividade que iniciou ainda na infância.
Membro da Associação dos Amigos dos Animais de Nova Odessa, ele focou sua campanha mais uma vez na defesa desses direitos, uma bandeira que sempre defendeu desde a adolescência. O sonho de continuar lutando em prol dessa causa o motivou a lutar pela nova reeleição, embora na Câmara tenha defendido outros segmentos como esportes e lazer. “Foi difícil concorrer contra campanhas com muito mais recursos e pessoas trabalhando, mas conseguimos a nova vitória”, ressalta. No entanto, desta vez o vereador não integra a base governista na Câmara, sendo oposição ao PSDB do prefeito eleito Benjamim Vieira de Souza (Bill). Leitinho é formado em Medicina Veterinária pela Faculdade FAC, de Leme.
Nenê Réstio (PSD) – Angelo Roberto Réstio obteve 1.122 votos e neste ano conseguiu se reeleger para o terceiro mandato seguido. Aos 51 anos, Nenê é casado e pai de dois filhos, orgulhando-se de ser nascido e criado em Nova Odessa. “Sou um filho da terra”, destaca. Formado pela Universidade Paulista (Unip) em Propaganda e Marketing, Nenê foi eleito pela primeira vez em 2004 e chegou à presidência do Poder Legislativo no biênio 2005/2006. Na ocasião, marcou sua gestão com ações de interação entre os parlamentares e a população.
Como presidente, entre seus projetos destacaram-se a implantação do serviço de 0800, o “Alô Câmara”, da “Câmara Postal” e da “Câmara Itinerante” além da primeira reformulação do site. Apesar de ser um vereador ativo em várias frentes, destacou-se pela forte política em defesa do meio ambiente. ngressou na política em 1990, ano da fundação do PSDB na cidade, quando coordenou as campanhas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do ex-governador Mario Covas na região. Em 92, foi candidato a vereador pelo partido, mas não se elegeu. Fortaleceu a legenda atuando no município durante a sua gestão como presidente da sigla por dois mandatos, ocasião que também integrou o diretório nacional do PSDB.
Além das candidaturas a vereador, Réstio foi candidato a prefeito no ano 2000 e a deputado federal em 2010, servindo as experiências para enriquecer o currículo político. É na mesma sigla tucana que Nenê Réstio filiou o hoje prefeito eleito Benjamim Vieira de Souza, o Bill. O vereador depois teve passagens pelo PMDB e foi um dos fundadores na cidade do PSD (Partido Social Democrático).
Perfil do prefeito e vice eleitos em 7/10/2012
Bill (PSDB) – Benjamim Viera de Souza é casado, pai de dois filhos e tem 40 anos de idade. Novaodessense de coração, Bill chegou na cidade ainda muito criança, quando sua família mudou-se do Paraná em busca de uma vida melhor. Em Nova Odessa cresceu, estudou, trabalhou, se formou administrador de empresas e foi eleito o vereador mais votado nas eleições de 2000. Em 2004 foi novamente o vereador mais votado.
Com o desejo de continuar defendendo os interesses daqueles que nele depositaram sua confiança, Bill aceitou o convite para assessorar um dos deputados mais respeitados da região, Vanderlei Macris, tornando-se o interlocutor da região nas intermediações de conquistas junto ao Governo Estadual e Federal. Em 2008, Bill participou das eleições como candidato a prefeito e obteve a expressiva votação de 11 mil votos. Devido a sua atuação na região, em 2009 Bill foi eleito coordenador do Secretariado de Vereadores da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Em 2010, com mais experiência na vida pública, foi convidado para ser chefe de gabinete dos deputados Cauê e Vanderlei Macris, cargo no qual permaneceu até o início deste ano. No dia 7 de outubro de 2012 Bill foi eleito prefeito com a histórica marca de 20.813 votos, ou 68,46% dos votos válidos.
Oscar Berggren (PPS) – Oscar Berggren Neto, 31 anos, é engenheiro civil, morador de Nova Odessa. Casado e recentemente pai de um menino. Nascido na cidade vizinha, Americana, porém, adotou Nova Odessa como sua cidade natal desde os 7 anos quando se mudou para a cidade. Nesse período sua família abriu uma empresa em Nova Odessa por acreditar no potencial do ‘Paraíso Verde’. Essa empresa é hoje uma das maiores geradoras de empregos no município. Desde pequeno, Oscar passou boa parte do seu dia se dedicando ao trabalho junto a seu pai, Oscar Berggren. Hoje Oscar administra 40% dos trabalhos desenvolvidos.Foi neste cenário que Oscar teve a oportunidade de conhecer Bill, que foi funcionário da empresa da família há mais de 10 anos. Ele se candidatou a vice-prefeito em 2012 e comandará o Poder Executivo junto de Bill pelos próximos quatro anos.
Publicado por: Assessoria de Imprensa, Comunicação e Cerimonial