Carla estuda inserção de deficientes no mercado de trabalho

Vereadora de Nova Odessa e diretor de Promoção Social da Prefeitura visitaram entidade referência no assunto
Visualize fotos Visualize fotos

A vereadora Carla Furini de Lucena (PSDB), visitou, na quarta-feira, a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência). A organização filantrópica de assistência social tem oito unidades e é referência na inserção de deficientes no mercado de trabalho. A vereadora foi conhecer a ação realizada pela entidade nas cidades de Santo André e São Bernardo do Campo. A intenção é implantar serviço semelhante em Nova Odessa. 

“A Avape é uma organização filantrópica de assistência social que promove a inclusão, reabilitação e capacitação de pessoas com todo tipo de deficiência e também em situação de risco no mercado de trabalho”, explicou Carla. 

Na unidade de Santo André funciona o Centro de Desenvolvimento e Capacitação. A psicóloga Flávia Rêgo, supervisora da unidade, explicou que no local são oferecidos serviços de reabilitação profissional, desenvolvimento de competências para a vida profissional e capacitação em áreas administrativas, atendimento, informática, telemarketing, alimentação e outros. Já em São Bernardo do Campo funciona uma unidade de convivência, onde é oferecido tratamento terapêutico e oficinas, como de papelaria, jardinagem, copa, artesanato, marcenaria, aulas de música, dança e terapia assistida por animais. Essa unidade é para casos mais severos. 

“Fiquei impressionada com a eficiência dos trabalhos. A Avape desenvolve um trabalho muito importante e que tira da invisibilidade muitos deficientes. Essa gente estava invisível aos olhos da sociedade até serem atendidos pela Avape”, observou Carla. 

Segundo Carla, o objetivo da visita foi conhecer a entidade e estudar a possibilidade de implantar algo parecido em Nova Odessa. Acompanhada pelo diretor de Promoção Social da Prefeitura, João Roberto Grahl, da assessora de Políticas Públicas Maria dos Santos Santana e do membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da Apnen, Carlos Raugust, a vereadora ficou muito esperançosa. “A estrutura da Avape é gigantesca. São mais de 20 anos de trabalho e hoje são dois mil e quinhentos funcionários. Já conseguimos que eles nos deem amparo para iniciar esse trabalho em Nova Odessa. Vamos, juntos, buscar formas de tornar isso realidade em nossa cidade”, finalizou Carla. 

Raugust parabenizou a Avape e disse ter sido gratificante conhecer a entidade que se decida em ajudar as pessoas com deficiência. Grahl disse que está empenhado em implantar serviço semelhante pela Prefeitura. “É um trabalho exemplar que traz muitos benefícios à sociedade, tanto para os deficientes, como para suas famílias, como para empresas, que enfrentam grande dificuldade em cumprir a lei e empregar essas pessoas”, completou.

 




Publicado por: Assessoria de Imprensa