A Câmara de Vereadores promoveu segunda-feira (19/3) debate sobre as obras necessárias na represa de captação de água usada pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) na Fazenda Santo Ângelo. Munícipes, vereadores e representantes das Prefeituras de Nova Odessa e Americana discutiram as soluções a serem adotadas para melhorar a estrutura do aterro da represa, danificado pelas chuvas intensas ocorridas no dia 8 de janeiro.
O debate foi agendado pelo vereador Vagner Barilon (PSDB), que trouxe o coordenador-geral da Prefeitura, José Antonio Merenda, o engenheiro Arlindo Donato dos Santos e o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, além de Adilson Russo, morador da região dos bairros ‘Pós-Anhanguera’ (Chácaras Las Palmas, Acapulco e Recreio Represa) e o engenheiro José Nilton de Oliveira Filho, da Secretaria de Obras da Prefeitura de Americana.
O dirigente da Coden confirmou que em breve será contratada uma empresa para realizar a recuperação do aterro da represa, sendo o edital publicado nos próximos dias. O maciço do aterro possui 120 metros de extensão e é constituído por terra compactada e um filtro de pedras de grande diâmetro do tipo “rachão”. A estrada que passa sobre ele liga bairros de chácaras das cidades de Nova Odessa e Americana, na região conhecida como Praia Azul.
No dia do incidente choveu um volume expressivo em um período curto de tempo, o que elevou muito rapidamente o nível da represa, derrubando o muro construído no local pela proprietária da área, a Fazenda Santo Ângelo, e fazendo com que a água passasse sobre o maciço. Segundo registros meteorológicos, foram 125 milímetros de precipitação em apenas 50 minutos, uma chuva que ocorre raramente.
Providências - Ricardo Ongaro disse que serão adotadas providências no local, atendendo também exigência de Portaria do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para ampliar a estrutura da barragem, fazendo com que suporte chuvas torrenciais cuja probabilidade de ocorrência é de 1 em cada 500 anos. Segundo o dirigente da Coden, as melhorias vão aumentar a estrutura de descarga do maciço.
Conforme Ongaro explicou, além do novo dimensionamento, haverá a manutenção do vertedouro para que não haja entupimentos por galhos de árvores levados pelas chuvas. “Nenhuma barragem foi feita para a água passar por cima”, esclareceu o dirigente da Coden. Os vereadores também deram sugestões para melhorias nos bairros do ‘Pós-Anhanguera’. José Carlos Belizário, o Zé da Padaria (PCdoB), citou a construção de uma ETA (Estação de Tratamento de Água) para haver a distribuição de água aos moradores dos bairros.
Segundo informações veiculadas durante o debate, um orçamento de 2011 estima os custos da construção da ETA em R$ 6,6 milhões. O Município tentou, sem sucesso, pleitear a obra na segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. Ongaro mencionou que uma alternativa mais viável aos cofres municipais é a implantação de um Plano Comunitário, a ser rateado entre os proprietários das chácaras, que teriam os imóveis valorizados com a rede de água disponível.
Parceria - Por sua vez, o vereador Antonio José Rezende Silva (PDT) sugeriu que haja parceira entre as Prefeituras de Nova Odessa e Americana para a implantação de novas melhorias na barragem da represa que está na divisa dos municípios. “Há a cooperação de Americana. Estamos dispostos a realizar as melhorias em conjunto”, garantiu o engenheiro José Nilton, como representante do prefeito Diego de Nadai (PSDB).
O munícipe Adílson Russo alertou para a possibilidade de haver rachaduras na porção de terras que compõe o maciço. As autoridades das duas cidades se comprometeram a vistoriar o local. Já o coordenador-geral da Prefeitura, José Antonio Merenda, lembrou que a ECA (Estação de Captação de Água) foi implantada em 1992 pelo então prefeito Manoel Samartin (PDT). Merenda garantiu que a Municipalidade tem tomado todas as medidas necessárias para preservar a represa.
Por fim, o vereador Vagner Barilon ressaltou a importância de se manter intacto o local. “É uma espécie de ‘sistema recape’ do abastecimento de água em Nova Odessa”, frisou. O Município utiliza os sistemas Recanto e Lopes como abastecimentos principais, tendo a Represa Santo Ângelo como uma ‘reserva’ para ser usada em casos emergenciais. A única vez utilizada ocorreu em 2009, quando a Represa Lopes 2 foi reduzida por um volume atipicamente baixo de chuvas naquele ano.
Publicado em: 20 de março de 2012
Publicado por: Igor Hidalgo
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
15 de maio de 2020
Buscando conhecer melhor a opinião da população de Nova Odessa e ouvir as ideias, sugestões e críticas dos cidadãos, a Câmara d...
06 de fevereiro de 2019
A vereadora Carla Furini de Lucena (PSDB) está buscando a instalação, em Nova Odessa, de um posto de emissão do Certificado Int...
10 de fevereiro de 2017
Depois de ter acesso aos números da Saúde apresentados na Audiência Pública, no final de janeiro, o vereador Vagner Barilon (PS...
20 de abril de 2016
O vereador Claudio José Schooder (PV), o Leitinho, recebeu a informação do deputado estadual Chico Sardelli (PV), que a cidade...
20 de abril de 2016
Pensando em dar mais qualidade de vida para pacientes acamados, o vereador Celso Gomes Reis Aprígio (PSDB), teve aprovado recen...
20 de abril de 2016
Em seu requerimento 239/2016, a vereadora Carla Lucena (PSDB) solicita informações do Supermercado São Vicente sobre as medidas...
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Nosso e-mail de atendimento:
sic@camaranovaodessa.sp.gov.br
Telefone para contato:
(19) 3466-8866