Câmara reconhece Associação Cavalcanti de Judô como entidade de utilidade pública

Projeto foi aprovado por unanimidade e permite a utilização de recursos públicos para financiar os projetos da entidade

A Câmara de Nova Odessa aprovou, na sessão desta segunda-feira (23/08), o projeto de lei que reconhece a Associação Cavalcanti de Judô como uma entidade de utilidade pública municipal. O autor do projeto é o vereador Levi Tosta.

O reconhecimento da entidade possibilita o recebimento de recursos públicos, como emendas parlamentares e recursos municipais.

Levi destacou a seriedade e a honestidade do sensei da associação, Eugênio Sales Cavalcanti. “Com esse reconhecimento damos a entidade o direito de receber emendas parlamentares, por exemplo. Essa entidade tem tudo o que é necessário para ser aprovada e serve de exemplo para outras que pleiteiam o mesmo reconhecimento e não têm como provar o trabalho realizado”, explicou Levi.

A associação foi fundada em 2016 e atende cerca de 160 judocas, com idades que variam entre quatro e 81 anos, com aulas gratuitas de judô, em parceria com a Secretaria de Esportes.

Levi, que foi secretário de Esportes até 2020, afirmou que o projeto da entidade atende crianças, adultos, pessoas da melhor idade, além de pessoas com deficiência. “No ano passado, como eu não tinha certeza de que seria eleito, pedi ao então vereador Vagner Barilon que me ajudasse com esse projeto, porque esse era um compromisso meu com essa instituição. Então aproveito para agradecer ao vereador Barilon, que iniciou esse projeto a meu pedido”, explicou Levi.

A votação do projeto foi acompanhada pelo presidente da Câmara de Americana, Thiago Martins, e pelo vereador Thiago Brochi, que é judoca. "Me sinto honrado em presenciar a votação do projeto. Através da utilidade pública da associação, Nova Odessa poderá ter um judô ainda mais forte, abrindo caminho para as crianças e adolescentes", afirmou Brochi.

“Eu trabalho com o judô há 44 anos e tenho o prazer em ensinar. Estamos nos preparando para retomar as atividades e desejamos que a situações volte ao normal o mais rápido possível para que Nova Odessa se destaque ainda mais no cenário do judô nacional”, afirmou o sensei Cavalcanti.

A associação tem, entre seus judocas, o campeão paulista de 2018, assim como o campeão da Copa São Paulo do mesmo ano.