Palestra com juíza de Barueri encerra evento Cultura de Paz na Política

Câmara sediou encontro em parceria com o Poder Judiciário e a Prefeitura

Falando sobre cultura de paz e a importância de aprender a ouvir, a juíza Daniela Nudeliman Guiguet Leal, da comarca de Barueri, fez a palestra de encerramento do evento Cultura de Paz na Política – Justiça Restaurativa: uma mudança de olhar”, promovido por meio de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Prefeitura e o Poder Judiciário.

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, e os vereadores Wagner Morais, Márcia Rebeschini, Sílvio Natal, o Cabo Natal, e Levi Tosta participaram do evento, assim como o prefeito Cláudio José Schooder, da juíza da 2ª Vara Cível de Nova Odessa, Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, e outras autoridades.

Daniela Leal é coordenadora do Cejusc e do Núcleo de Justiça Restaurativa de Barueri e mesclou teoria e casos práticas para explicar o funcionamento dos grupos de trabalho.

A Justiça Restaurativa é um sistema por meio do qual se busca solucionar conflitos que envolvem ofensor e vítima, com a participação dos envolvidos, famílias e comunidades. Essa prática envolve diálogo não violento e trabalhos circulares e é baseada na exposição de necessidades e sentimentos.

“É necessário pensar o que é a paz, qual é a paz que queremos. Pra mim, o primeiro indício de paz é sair dessa cultura binária, desse dualismo: certo, errado, bom, mau, branco e o preto (...) talvez esteja aí a razão da intolerância, como se não existisse o cinza, aquele que é bom, mas também é mau”, afirmou Daniela, explicando que tudo pode estar no meio termo.

A palestra na íntegra está disponível no canal da Câmara de Nova Odessa no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=c76jcDOoiI4&t=3512s). Daniela abordou questões como autocuidado, importância do diálogo, princípios básicos da Justiça Restaurativa e orientações práticas sobre as práticas circulares e o funcionamento do projeto, que já está implantado em Barueri.

Em Nova Odessa o evento, que teve duração de dois dias com exposições teóricas e práticas, também teve o objetivo de explicar aos vereadores, membros da administração pública e à comunidade em geral como funciona e para que serve a Justiça Restaurativa, já que há um projeto de lei, de autoria do prefeito, protocolado e tramitando na Câmara, com o objetivo de implantar a Justiça Restaurativa no município como política pública e não como ação de governo.

“Acredito que esse evento foi esclarecedor para todos os vereadores e também para todos aqueles que tiveram interesse em saber mais sobre esse projeto. É uma nova forma de organização social, baseada no diálogo, que pode solucionar conflitos e também fazer justiça sem a necessidade de intervenção direta do Judiciário”, explicou Pelé.

“Na nossa cidade é o segundo projeto que envolve os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) em sua formatação, mostrando que podemos trabalhar juntos pelo bem da cidade e que essa proximidade traz ações mais qualificadas a serem implantadas no município”, completou o presidente da Câmara, referindo-se também ao projeto que criou a Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, hoje lei municipal 3.476/2021.

Publicado em: 24 de novembro de 2022