Os vereadores aprovaram na sessão realizada segunda-feira (29/8) dez projetos subscritos por todos e que homenageiam vários cidadãos por meio de honrarias como a concessão de nome de rua, de campo de futebol, título de cidadania e medalha do mérito. As propostas foram sugeridas pelos vereadores Gervásio de Brito (PDT), Áureo Nascimento Leite (PMDB), Angelo Roberto Réstio-Nenê Réstio (PMDB), o presidente Adriano Lucas Alves (PSDB) e o parlamentar licenciado Vanderlei Aparecido da Rocha (PDT), o Will.
O primeiro item aprovado na sessão passada foi o projeto de lei de autoria de Gervásio de Brito denominando como “Leonel Guedes” a Rua Projetada 14, do loteamento Jardim Campos Verdes. A ideia é homenagear o cidadão conhecido popularmente como “Badé”, que gostava muito de jogar futebol e trabalhou em muitas empresas da região.
Outro projeto de Gervásio denomina como “Edélcio Cavalcante” a Rua 2, do Jardim São Francisco. O intuito é perpetuar a memória do munícipe, que foi presidente do São Francisco Esporte Clube, além de ser responsável pela parte social do bairro, tendo se destacado na filantropia ao distribuir alimentos e remédios, participando ativamente das festas religiosas.
Já o projeto de lei de autoria do vereador licenciado Will dá denominação de “José Roberto Muniz” à Rua 13, no Jardim Santa Rita I. O objetivo é homenagear o cidadão muito ligado ao esporte, que foi um dos fundadores do Matsubara, clube de futebol bastante conhecido na região. Ele exerceu a função de técnico e conquistou vários títulos amadores.
Outro projeto de Will denomina como “Santo Pasini” a Rua 11, do Jardim Santa Rita I. O cidadão foi zelador voluntário por três anos no campo do antigo União São Paulo Clube, na Vila Azenha, cuidando dos uniformes dos jogadores. Foi também jardineiro durante muitos anos na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e trabalhou durante 30 anos na Têxtil Nova Odessa.
Will, que está licenciado da vereança e ocupa a Secretaria municipal de Esportes, ainda teve aprovado projeto de lei denominando como “João Antonio Bernardo” o campo de futebol do Jardim São Jorge. O cidadão homenageado foi grande apreciador de futebol, tendo atuado ativamente na defesa do esporte no Jardim São Jorge.
O presidente da Câmara, professor Adriano Lucas Alves, propôs e teve aprovado projeto dando nome de “Antonio José Ciol” à Rua 10, no Jardim Monte das Oliveiras. O congratulado trabalhou como eletricista industrial da empresa Têxtil Nova Odessa, foi Congregado Mariano, praticava a fé em Jesus Cristo Eucarístico e se tornou o primeiro Ministro da Eucaristia da cidade.
Mais - Também foi aprovado o projeto de Decreto Legislativo do vereador Áureo Nascimento Leite concedendo a medalha do mérito “Dr. Carlos José de Arruda Botelho” ao senhor Reinaldo Dorotheia Sange. Ele foi convidado pelo ex-prefeito José Mário Moraes, em 1998, para trabalhar em Nova Odessa com a finalidade de desenvolver o Programa de Prevenção às Drogas e Violência da Polícia Militar. Atualmente ocupa a função de sargento da 2ª Cia/PM do 19º Batalhão do Comando de Policiamento do Interior-9, de Piracicaba. Além disso, desenvolve atividades sociais pela Igreja Batista Nova Aliança.
Gervásio ainda teve aprovado projeto de Decreto Legislativo concedendo o título de Cidadão Novaodessense ao ex-vereador Jair Bento Carneiro, que foi vice-presidente da Câmara no biênio 1993/94 e presidente da Casa de Lei entre 1995 e 1996. Carneiro foi candidato a prefeito e ficou em 2º lugar nas eleições de 96. Em 2000 foi novamente eleito vereador e se tornou corregedor pela primeira vez na história da Câmara Municipal, entre 2003 e 2004. E ajudou a fundar o Clube Atlético Jabecar, campeão amador nos anos de 1993, 1996 e 2003.
Outro projeto de Decreto Legislativo, desta vez de autoria de Nenê Réstio, concede o título de Cidadã Novaodessense à senhora Eunice Azevedo Cucatti. Ela é administradora e ingressou por concurso público na Caixa Econômica Federal de Sumaré, transferindo-se depois para a de Nova Odessa, onde permaneceu até a sua aposentadoria. Atualmente é empresária no ramo de prestação de serviço de correspondente bancário para concessão de financiamentos habitacionais e empréstimos pessoais.
Por fim, os vereadores aprovaram o projeto de Decreto Legislativo também de Nenê Réstio concedendo o título de Cidadã Novaodessense para a munícipe Luzia Valdelina Silva Borges. A homenageada é normalista formada pelo Instituto de Educação Estadual Joaquim Ribeiro, na cidade de Rio Claro. Em 1975 ela iniciou a carreira de bancária na agência novaodessense da Caixa Econômica Federal, onde exerceu as funções de escriturária e caixa executiva até a sua aposentadoria.
Publicado em: 01 de setembro de 2011
Publicado por: Igor Hidalgo
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
15 de maio de 2020
Buscando conhecer melhor a opinião da população de Nova Odessa e ouvir as ideias, sugestões e críticas dos cidadãos, a Câmara d...
06 de fevereiro de 2019
A vereadora Carla Furini de Lucena (PSDB) está buscando a instalação, em Nova Odessa, de um posto de emissão do Certificado Int...
10 de fevereiro de 2017
Depois de ter acesso aos números da Saúde apresentados na Audiência Pública, no final de janeiro, o vereador Vagner Barilon (PS...
20 de abril de 2016
O vereador Claudio José Schooder (PV), o Leitinho, recebeu a informação do deputado estadual Chico Sardelli (PV), que a cidade...
20 de abril de 2016
Pensando em dar mais qualidade de vida para pacientes acamados, o vereador Celso Gomes Reis Aprígio (PSDB), teve aprovado recen...
20 de abril de 2016
Em seu requerimento 239/2016, a vereadora Carla Lucena (PSDB) solicita informações do Supermercado São Vicente sobre as medidas...
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Nosso e-mail de atendimento:
sic@camaranovaodessa.sp.gov.br
Telefone para contato:
(19) 3466-8866