O presidente da Câmara de Nova Odessa, professor Adriano Lucas Alves (PSDB), está bastante descontente com a situação que envolve o local conhecido como Sítio do Piconi. A área vem sofrendo com problemas sérios de erosão, pois há despejo de águas pluviais, dos bairros Jequitibás, Alvorada, Santa Rita I e II. Desde 2009 Adriano busca, junto a Administração, alguma solução para o problema, sem obter nenhum êxito.
Na próxima segunda-feira, dia 10 de outubro, mais uma vez ele vai apresentar requerimento onde solicita informações complementares do prefeito sobre a obra de caixa de contenção e implantação de tubos para o escoamento de águas pluviais, situada na Rua 1 do Jardim Santa Rita I. “Está cada ano pior. A água de chuva fica parada, recebe lixo, animais mortos apodrecem no local, quando chove novamente tudo isso desce para a nascente, contaminando. Isso caracteriza um crime ambiental”, afirmou Adriano.
Em 2009, através de requerimento, Adriano solicitou informações ao prefeito. Na época questionou qual a finalidade e o custo da obra; quem era o engenheiro responsável, assim como quem era o responsável pela situação de abandono em que ela se encontrava e quem arcaria com os prejuízos referentes ao material desperdiçado (tubos, cimento, blocos, etc.). Também quis saber para onde estava indo a água que ficava retida nesse local.
Em resposta, o Setor de Obras informou que: “(...) a obra se encontra paralisada no local é de despejo de águas pluviais dos bairros Jequitibás, Alvorada, Santa Rita I e II. E que não houve nenhum prejuízo com o material ali colocado. O que ocorreu foi que ao construírem a caixa de contenção um verdadeiro ‘dilúvio’ ocorreu naquele dia, vindo a quebrar a caixa ali construída. Assim sendo, novamente a caixa será reconstruída para evitar erosões em propriedade particular ali existente”.
No ano de 2010, Adriano teve aprovado outro requerimento, solicitando novas informações sobre a matéria, considerando-se que a situação do local tinha se agravado. Na oportunidade, o parlamentar relatou que a cratera já havia ocasionado mortes de animais diversos e que uma criança já havia pernoitado no local, tendo sido retirada na manhã seguinte. Além disso, formavam-se verdadeiros “piscinões” na área, em face da ausência de tubos que permitissem o regular escoamento das águas. Foi citado também que a área havia sido transformada em um verdadeiro depósito de entulhos.
Em resposta, o chefe do Executivo informou que trata-se de uma APP (Área de Preservação Permanente), de propriedade particular, tendo a Administração solicitado licenciamento para a colocação de tubos para escoamento de águas pluviais, bem como solicitado verbas, através de convênio. Afirmou, ainda, que a Prefeitura estava aguardando definições quanto ao convênio e ao licenciamento para poder executar as obras necessárias.
“A situação piora a cada dia. Hoje, a água acumulada está apodrecendo e os entulhos e os animais mortos estão tomando conta do local. Estive lá, fizemos várias fotos e a situação é deplorável. A inércia da Administração afigura-se, em nosso entender, uma demonstração de indiferença com o meio ambiente e com o cidadão”, frisou o presidente.
Ele salienta que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é garantia da coletividade prevista no artigo 225 da Constituição Federal de 1988, refletindo a importância da preservação ambiental para as presentes e futuras gerações.
Nesta propositura o parlamentar questiona se a Administração já obteve licenciamento para a colocação de tubos para escoamento de águas pluviais e se já houve definição acerca do convênio para que a Prefeitura possa solucionar a questão.
“Diante da omissão dos órgãos competentes, entendemos que a matéria deva ser submetida à análise do Ministério Público para que, atuando em defesa do meio ambiente e dos cidadãos, possa tomar conhecimento dos fatos e adotar as medidas que entender cabíveis”, finalizou o professor Adriano. A propositura é assinada pelos demais vereadores da bancada José Carlos Belizário e Vagner Barilon.
Publicado em: 07 de outubro de 2011
Publicado por: Marineuza Lira
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
15 de maio de 2020
Buscando conhecer melhor a opinião da população de Nova Odessa e ouvir as ideias, sugestões e críticas dos cidadãos, a Câmara d...
06 de fevereiro de 2019
A vereadora Carla Furini de Lucena (PSDB) está buscando a instalação, em Nova Odessa, de um posto de emissão do Certificado Int...
10 de fevereiro de 2017
Depois de ter acesso aos números da Saúde apresentados na Audiência Pública, no final de janeiro, o vereador Vagner Barilon (PS...
20 de abril de 2016
O vereador Claudio José Schooder (PV), o Leitinho, recebeu a informação do deputado estadual Chico Sardelli (PV), que a cidade...
20 de abril de 2016
Pensando em dar mais qualidade de vida para pacientes acamados, o vereador Celso Gomes Reis Aprígio (PSDB), teve aprovado recen...
20 de abril de 2016
Em seu requerimento 239/2016, a vereadora Carla Lucena (PSDB) solicita informações do Supermercado São Vicente sobre as medidas...
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Nosso e-mail de atendimento:
sic@camaranovaodessa.sp.gov.br
Telefone para contato:
(19) 3466-8866