Acompanhe nossas redes sociais

Vereador Barilon quer homenagear comunidade leta

Projeto de lei pretende instituir o Dia do Imigrante Leto

Com a intenção de homenagear a comunidade leta de Nova Odessa, o vereador Vagner Barilon (PSDB) protocolou nesta segunda-feira, dia 2 de abril, projeto de lei que pretende instituir no calendário oficial do Município o Dia do Imigrante Leto, com evento a ser comemorado anualmente no dia 24 de junho. “A imigração leta está diretamente associada à fundação e ao desenvolvimento de Nova Odessa e merecia ser ser lembrada”, ressalta Barilon.

O projeto do vereador traz em sua justificativa trechos do livro “Edição História – Nova Odessa”, da Edição Escalibur, lembrando o momento histórico e as vantagens que o Brasil oferecia aos imigrantes agricultores. Os moradores do Leste Europeu foram atraídos pela fertilidade das terras brasileiras, pelo clima, entre outros fatores, além da política liberal do governo e as facilidades oficiais dadas aos imigrantes agricultores, inclusive o apoio à formação de grandes aglomerados da mesma nacionalidade, como forma de minimizar a nostalgia e os problemas culturais.

Consta nos registros históricos que a emigração tanto da Letônia quanto de colônias letas da Rússia trouxe ao Brasil principalmente pessoas de religião protestante (Batista e Luterana). Além disso, o interesse no Brasil era tamanho que uma agência de emigração para o país chegou a ser organizada na cidade de Riga, na Letônia. Conforme explica o vereador, as primeiras colônias letas a se estabelecerem no Brasil foram para Santa Catarina, em Rio Novo, no ano de 1890. Depois, em 1893, em municípios do Rio Grande do Sul. E as primeiras colônias a se instalarem no Estado de São Paulo foram em Nova Odessa, no ano de 1906.

O vereador Barilon frisa que o livro histórico aponta uma data como exata. “Existe a informação de que a vinda dos primeiros contingentes de letos para Nova Odessa ocorreu em 24 de junho de 1906. Por este motivo elegemos o mesmo dia para relembrar a chegada dos primeiros Letos a Nova Odessa”, detalha o líder do PSDB no Legislativo. O projeto de lei, que está tramitando e passará pelas comissões permanentes da Câmara antes de ir a votação plenária, é assinado em conjunto com o vereador José Carlos Belizário, o Zé da Padaria (PCdoB) e o presidente da Câmara, professor Adriano Lucas Alves (PSDB).


Publicado em: 03 de abril de 2012

Publicado por: Igor Hidalgo

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro





Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nosso e-mail de atendimento:

sic@camaranovaodessa.sp.gov.br

Telefone para contato:

(19) 3466-8866


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!