Na semana passada o tenente-coronel Carlos Eduardo Fanti, chefe de Segurança Municipal, o tenente coronel Harley Washington Ferreira, comandante do 16º Grupamento de Bombeiros do Interior, e o capitão dos Bombeiros Bruno César Penna Gobbo vistoriaram a área escolhida para sediar a corporação, na Avenida João Pessoa, próximo ao Fórum. Os três também acompanharam a sessão desta segunda-feira e, antes da sessão, fizeram uma explanação aos vereadores para explicar o projeto protocolado.
Durante a sessão, o vereador Antonio Alves Teixeira, o Professor Antonio explicou que a área – que tem cerca de 4 mil metros – vai abrigar também as sedes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal. “Eu sempre acreditei que Nova Odessa poderia ter uma unidade do Corpo de Bombeiros. E buscamos isso há muito tempo”, afirmou.
O presidente da Casa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, destacou que todo investimento em segurança traz um retorno imediato para a população. “Hoje nós aprovamos a autorização para a assinatura do convênio na esperança de que, no futuro, tenhamos homens e mulheres, extremamente respeitados, atuando diariamente no resgate a pessoas feridas e no combate a incêndios. Sabemos que nos dois casos, a velocidade e a qualidade do atendimento prestado podem significar vidas salvas e patrimônios preservados”, disse.
O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, afirmou que é “um prêmio que a cidade está recebendo”.
Paulo Bichof afirmou que é um “sonho antigo” dos moradores de Nova Odessa ter uma base do Corpo de Bombeiros. “Entendo que essa corporação poderá conviver com o bombeiro voluntário que já temos aqui na cidade. É o momento de unir forças, de agregar”, afirmou, fazendo referência ao Corpo de Bombeiros Voluntários que já existe na cidade.
“Pode parecer pouco, mas vidas serão salvas após a aprovação desse projeto de lei. Nós temos que olhar sempre à frente e essa é uma iniciativa que tem muito valor para a cidade. Um dos reflexos é o valor de seguros de empresas, de estabelecimentos comerciais, que com certeza terão redução após a instalação do Corpo de Bombeiros”, afirmou o vereador Wagner Morais.
O parlamentar Oseias Domingos Jorge também afirmou que é um “sonho realizado” e parabenizou a todos os envolvidos na conquista. “Agradeço ao tenente-coronel Harley por ter entendido que Nova Odessa precisava dessa unidade. Agradeço pelo carinho que o senhor está tendo com nossa cidade e quem ganha com isso é nossa população”, disse.
“Me sinto feliz e honrado em poder aqui hoje dar o meu voto para que se assine esse convênio. Todos nós já tivemos algum tipo de contato com alguma tragédia envolvendo incêndios. Sentimos na pele a necessidade de ter uma base desta corporação centenária e honrada instalada em nosso município”, disse o vereador Levi Tosta.
A vereadora Márcia Rebeschini destacou que uma base da corporação faz parte da “estrutura necessária para que a população viva bem”. “Temos que avançar para que nossa cidade venha a progredir cada vez mais”, disse.
“Fico feliz com essa notícia que já foi definida a área e que foi pautado hoje esse projeto de convênio entre Estado e Município. Certamente Nova Odessa ganha muito com isso”, afirmou o vereador Sílvio Natal, o Cabo Natal.
A previsão da corporação é que, finalizando toda a parte de análise estrutural e avalição de documentos legais, as obras sejam iniciadas no primeiro trimestre e a unidade inaugurada ainda no primeiro semestre de 2022.
De acordo com o tenente coronel Harley, a base no município deve contar com 14 soldados e dois veículos, sendo um de resgate e um de combate a incêndio. Pelo modelo de parceria em análise, o Estado pagaria salários e benefícios de seus próprios bombeiros. Já a construção do prédio, bem como o custeio das atividades, ficaria a cargo da Prefeitura – que por sua vez pode buscar apoio junto à iniciativa privada.
Atualmente, Nova Odessa conta com um grupo de bombeiros voluntários, com equipes para resgate e remoção de feridos leves. Casos mais graves, no entanto, demandam o acionamento da corporação estadual, cujas unidades mais próximas ficam sediadas em Americana e Santa Bárbara d’Oeste.
Publicado em: 08 de novembro de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail
Categoria: Notícias da Câmara
16 de janeiro de 2026
O vereador André Faganello protocolou o Requerimento nº 06/2026 na Câmara Municipal de Nova Odessa solicitando ao prefeito info...
16 de janeiro de 2026
As provas do concurso público da Câmara Municipal de Nova Odessa serão aplicadas neste domingo, 18 de janeiro, conforme edital...
16 de janeiro de 2026
A vereadora Priscila Peterlevitz encerra nesta sexta-feira, 16 de janeiro, o período em que esteve pela primeira vez à frente d...
07 de janeiro de 2026
A Câmara Municipal de Nova Odessa informa que a Fundação VUNESP divulgou o Edital de Convocação para a Prova Objetiva do Concur...
06 de janeiro de 2026
A vereadora Priscila Peterlevitz protocolou um requerimento nesta terça-feira (06) solicitando informações, esclarecimentos e p...
19 de dezembro de 2025
A Câmara Municipal de Nova Odessa devolveu à Prefeitura o montante total de R$ 1.330.510,06 ao longo do exercício de 2025, valo...
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Nosso e-mail de atendimento:
sic@camaranovaodessa.sp.gov.br
Telefone para contato:
(19) 3466-8866