Informatização do Posto de Trabalho é reforçada por vereador

Poneis quer contribuir com melhorias no atendimento às pessoas que procuram empregos

“Recebemos todos os dias, no gabinete da Câmara, pessoas procurando emprego e deixando currículo”. A partir desta constatação, o vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), reforça a ideia de contribuir com melhorias no PLT (Posto Local do Trabalho) de Nova Odessa. O parlamentar sugere que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico informatize o sistema e ressalta a nova ferramenta iniciada, o ‘Zap Emprega’, usada através do aplicativo de mensagens WhatsApp.

Em seu mandato parlamentar, desde 2017 o vereador solicita que a Administração Municipal informatize o PLT. “Às vezes a gente junta um tanto de currículos e leva até o Posto do Trabalhador, mas se passar de 90 dias são descartados”, relata Poneis. “Então estamos pedindo a informatização, para dar mais agilidade ao processo e a pessoa não precisar se deslocar até o local”, defende.

A ideia é informatizar a intermediação entre trabalhadores e empregadores, para divulgar mais rapidamente as vagas de emprego e encaminhar currículos virtuais. O sistema sugerido ficaria anexo ao site da Prefeitura, tornando o atendimento do PLT mais prático e eficaz. Em resposta antiga ao vereador, a Prefeitura informou que estava em contato com departamentos do Governo do Estado para viabilizar o tema.

Zap Emprega – Na semana passada foi implantado o canal aberto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico para informar as vagas disponíveis no Posto Local do Trabalho, através do WhatsApp. O serviço entrou em funcionamento no último dia 20 e já recebeu milhares de mensagens, entre currículos e pedidos de informações sobre oportunidades de emprego.

O serviço funciona através de uma lista de transmissão do aplicativo de mensagens. Para integrá-la, basta o candidato enviar uma mensagem com a palavra “vaga” para o número (19) 99961-5253. A partir daí, o usuário é cadastrado e passa a receber diariamente as ofertas disponíveis no PLT. As vagas são oferecidas de modo igual para todos os candidatos da lista.

Se preferir, o interessado também pode enviar seu currículo, em formato PDF, para que seja inserido no banco de currículos do posto. Os portfólios podem ser enviados pelo canal ou por e-mail – ctvp@novaodessa.sp.gov.br. Nesse caso, o perfil do candidato será encaminhado pela secretaria às empresas que manifestarem interesse. O telefone para mais informações do PLT é o (19) 3466-1902.

Publicado em: 28 de fevereiro de 2019