Vereador cobra explicações sobre ações de combate a dengue

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, está pedindo informações à Prefeitura de Nova Odessa sobre as ações de combate à dengue e conscientização da população sobre os riscos da doença. O requerimento 71/2024 foi aprovado na sessão da última segunda-feira (04/03).

Nesta terça-feira (05/03), o Governo do Estado de São Paulo anunciou o decreto de emergência em saúde pública para a dengue, após o COE (Centro de Operações de Emergências) recomendar a medida, uma vez que o Estado atingiu 300 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes na segunda-feira (04/03).

O decreto permitirá que Estado e municípios implementem ações com maior agilidade e, também, possa receber recursos adicionais do governo federal. Cada município, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local.

“A preocupação é constante, uma vez estamos em períodos chuvosos, sendo assim, maiores são as chances de os mosquitos transmissores encontrarem criadouros em abundância. Sabemos que foi desenvolvida a vacina contra a Dengue, mas atualmente está disponível apenas em clínicas particulares”, disse Tiãozinho.

“O SUS (Sistema Único de Saúde) disponibilizou a vacina somente a 315 municípios, e Nova Odessa, por enquanto, não foi contemplada”, completou o vereador.

Em seu requerimento, o vereador pergunta como e quando estão acontecendo as campanhas de conscientização e prevenção em Nova Odessa, se todos os bairros serão contemplados com as ações e se as unidades escolares serão contempladas.