Tiãozinho protocola requerimentos sobre inclusão

Os documentos devem entrar na pauta da primeira sessão, no dia 6 de fevereiro

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (PMDB), protocolou dois requerimentos esta semana nos quais solicita informações da Prefeitura sobre projetos voltados à Inclusão. No documento 04/2017, o parlamentar argumenta sobre a capacitação de professores para identificar alunos com deficiência na rede municipal de Ensino, e destaca dois projetos como exemplo. Na propositura 05/2017, quer saber sobre a implantação de uma Central de Interpretação de Libras no município.

“Vendo o Jornal Nacional, assisti a uma matéria sobre dois projetos desenvolvidos na cidade de São Paulo que auxiliam famílias de pessoas que têm necessidades especiais, e ambos podem ser copiados para melhorar a qualidade de vida destas pessoas e seus familiares”, explicou o parlamentar.

O primeiro projeto é o ‘Cadê você?’, realizado por uma ONG (Organização Não Governamental), que vai aos bairros procurar essas famílias para informá-las sobre os direitos existentes e a forma correta de exercê-los.

O segundo projeto destacado pelo vereador é um desenvolvido pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo e pela Secretaria Municipal de Educação, de capacitação de professores para identificar alunos com deficiência. O objetivo desta ideia é dar mais segurança ao professor, para ele conseguir identificar o que é personalidade da criança ou que é um sinal de que ela precisa de um pouco mais de atenção, criando também uma rede de atendimento à criança.

Central de Libras
Já no requerimento 05/2017 Tiãozinho solicita informações do executivo sobre a existência de estudo voltado à implantação de uma Central de Interpretação de Libras na cidade. Segundo o vereador, ele tomou conhecimento de que desde 2014, “Centrais de Interpretação de Libras” estão sendo implantadas em várias cidades brasileiras. Esses núcleos são da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com estados e municípios, que promove a cidadania às pessoas surdas.

O serviço disponibiliza gratuitamente traslado e um intérprete de Libras para intermediar a comunicação entre os usuários não-ouvintes com os atendentes de serviços públicos como delegacias, hospitais, fóruns e demais órgãos públicos.

“Uma facilidade é que a pessoa com deficiência auditiva pode entrar em contato para agendar atendimento via e-mail, redes sociais, Skype, Whatsapp, telefone fixo e presencialmente. Isso facilita a autonomia do indivíduo, o que é um direito de todos. Seria muito bom que Nova Odessa tivesse uma Central assim”, concluiu o vereador.

Publicado em: 10 de janeiro de 2017