Ampliação do atendimento psicológico deve ser uma das consequências da pandemia

Vereador solicita informações sobre o planejamento para atendimento da demanda reprimida

O vereador Levi Tosta, o Levi da Farmácia (DEM), solicita informações da prefeitura de Nova Odessa sobre o planejamento para atendimento da demanda reprimida dos casos que necessitam de atendimento psicológico.

Além da redução das consultas em 2020, em decorrência das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o isolamento social, a perda de familiares e as mudanças causadas na rotina dos cidadãos também tiveram impacto no emocional nas pessoas.

No texto do requerimento, o vereador destaca que “segundo a Organização Mundial de Saúde, a pandemia do novo coronavírus nos lembra que ‘ saúde mental é tão importante quanto a saúde física. A medida em que os impactos sociais e econômicos da pandemia se expandem, podemos esperar um aumento das condições de saúde mental, como depressão, ansiedade e uso de substâncias’”.

“Entendo que o poder público já tem deficiências em relação ao atendimento psicológico e psiquiátrico e, com o aumento da demanda, é preciso planejar as ações. As questões emocionais são muito sérias e podem ter consequências graves na saúde das pessoas. Estamos no Janeiro Branco e não adianta apenas conscientizar, é preciso se preparar para atender quem buscar socorro na rede pública”, afirmou o vereador.

Diante deste cenário, o vereador questiona quais ações a Secretaria de Saúde está adotando para dar suporte à população; quantos psicólogos existem na rede e quais as ações direcionadas ao atendimento dos profissionais de saúde, que são os mais efetados por estarem na linha de frente do combate à pandemia.

Publicado em: 27 de janeiro de 2021