Após pedido de vereador, Coden realiza obras para conclusão da rede coletora de esgoto no Bosque dos Eucaliptos

Desde 2022 o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, busca, junto à Coden Ambiental, a conclusão das obras da rede de esgoto do bairro Bosque dos Eucaliptos. Nesta semana, o vereador acompanhou o início das obras, que estão sendo realizadas por empresa privada, como contrapartida para a construção de empreendimentos imobiliários.

“Estive no bairro e pude ver que as obras estão começando, o que me deixou muito feliz”, disse o parlamentar.

Em março de 2022, o vereador teve aprovado o requerimento 175/2022, por meio do qual solicitou informações ao Chefe do Executivo sobre a conclusão da rede de coleta de esgoto do Bosque dos Eucaliptos.

Em atendimento à referida proposição, o diretor técnico da Coden Ambiental informou que a rede coletora de esgoto construída no referido bairro, dada a topografia acidentada e com muito declive, não consegue direcionar os efluentes de forma gravitacional até a Estação de Tratamento de Esgoto Quilombo, somente via bombeamento. O próximo passo era a implantação de uma estação elevatória, o que permitiria que as tubulações finalmente pudessem ser usadas.

Em outubro do mesmo ano, o vereador reforçou o pedido com o requerimento 793/2022.

Em outubro de 2023 a Coden Ambiental anunciou que a empresa privada Midas Construtora realizaria a obra, como contrapartida de quatro condomínios a serem edificados no bairro, tendo como primeiro lançamento o Residencial Aruba, localizado na avenida São Gonçalo, que contará com 159 unidades habitacionais.

A nova estação será instalada próximo ao cruzamento das ruas Francisco da Costa Coelho e Jesus Roza de Oliveira. A previsão é que as obras demorem quatro meses para serem concluídas.

Além de um poço de sucção, que serve para armazenar o esgoto coletado, a obra também inclui uma casa de bombas, com motores que impulsionarão os efluentes para uma tubulação de recalque em tubos PEAD 160mm, com 1.046 metros de extensão, que depois de instalada se ligará a um poço de visita já existente na Avenida Brasil, de onde então o material coletado seguirá de forma gravitacional até sua destinação final, que é a Estação de Tratamento – ETE Quilombo.

De acordo com as informações divulgadas pela Coden, a construção da Estação Elevatória de Esgoto no Bosque dos Eucaliptos atende uma reivindicação de cerca de 300 moradores das 61 chácaras que formam o bairro e que dependem de uso de fossas sépticas.

Publicado em: 29 de janeiro de 2024