Vereador cobra informações sobre ocorrências envolvendo cães ferozes em Nova Odessa

A ataque de cão da raça pitbull a uma criança no bairro São Jorge gerou repercussão regional pela gravidade dos ferimentos causados à criança. A situação motivou apresentação de requerimento por parte do presidente da Câmara de Nova Odessa, Wagner Morais, que cobra informações sobre ações do poder público municipal para evitar que novas tragédias se repitam.

O garoto foi atacado no dia 5 de maio, na Rua Cuiabá, no Jardim São Jorge. Os ferimentos sofridos pela criança, incluem a amputação de sua orelha e outras lesões faciais e resultaram em internação prolongada. Foram 26 dias na Unicamp.

“Importante ressaltar que este incidente não é um caso isolado, visto que ataques similares ocorrem com uma frequência alarmante em todo o território nacional. Tal realidade clama por uma ação imediata e eficaz por parte do Poder Público, a fim de salvaguardar a segurança e o bem-estar da população, especialmente das crianças inocentes que sofrem consequências irreversíveis em decorrência da negligência e da irresponsabilidade dos proprietários de animais agressivos”, afirmou Morais no requerimento.

“É inadmissível que continuemos a tolerar tais tragédias, demandando-se medidas enérgicas para enfrentar essa grave problemática social”, completou o presidente.

Morais ainda destaca a campanha “Passeio Responsável”, adotada pelo Município de São Paulo, realizada com base na Lei Estadual nº 11.531/031, com o objetivo informar os tutores de animais sobre a obrigatoriedade do uso de guias e coleiras para garantir um convívio seguro entre cães e pessoas em áreas públicas.

Assim, no requerimento, o presidente questiona a Prefeitura sobre quantas ocorrências similares, envolvendo ataques de cães, foram registradas em Nova Odessa nos últimos três anos.

Pergunta ainda a quem a população deve denunciar ou procurar para relatar incidentes envolvendo ataques de animais, se existe algum órgão específico ou canal de comunicação designado para lidar com essas questões, se a prefeitura disponibiliza algum mecanismo ou número de telefone para que os cidadãos possam  relatar  incidentes  ou  buscar  informações, se há algum  programa  ou  campanha  voltada  para  a  conscientização  e orientação dos proprietários de animais, especialmente aqueles que possuem cães de raças potencialmente perigosas, com o intuito de prevenir situações como a que ocorreu.

Morais ainda questiona se seria possível aderir à Campanha “Passeio Responsável”, nos mesmos moldes do município de São Paulo, afixando faixas e cartazes afixados nos parques urbanos para conscientizar a população sobre os preceitos contidos na Lei Estadual nº 11.531/03.

Especificamente sobre o garoto do bairro São Jorge, o presidente da Câmara pergunta se a Prefeitura prestará algum auxílio ou suporte e se é possível custear o processo de reabilitação da criança.

O requerimento está na pauta da sessão da próxima segunda-feira, com início marcado para às 14h e transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.