Vereador propõe censo para subsidiar políticas para deficientes

Tiãozinho afirma que é preciso saber o número de pessoas com deficiência no município

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, defende a necessidade de realização de um censo para identificar o número exato de pessoas com deficiência no município, além de obter informações estatísticas sobre os tipos de deficiência. Segundo o parlamentar, a atualização dessas informações é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas a fim de atender essa parcela da sociedade.

De acordo com o texto do requerimento protocolado na Câmara, em 2013, após pedido semelhante feito pelo vereador, a entidade assistencial Apnen (Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Nova Odessa), em parceria com o Conselho de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Apadano (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa), realizou um censo municipal em 2013 e apurou que 346 deficientes residiam em Nova Odessa.

“Ocorre que as informações estão defasadas, uma vez que nenhum novo levantamento foi realizado no período. Por outro lado, o censo é necessário para a criação de políticas públicas e para nortear os trabalhos das entidades que atendem o público em questão”, afirmou o parlamentar.

CONSELHO – Tiãozinho, em outro requerimento, questiona a prefeitura sobre a composição do Conselho Municipal dos Deficientes de Nova Odessa. Segundo o vereador, não houve nova nomeação ou prorrogação do mandato dos membros nomeados pelo Decreto n. 4.097, de 25 de outubro de 2019. “Registre-se que a atuação desse conselho no município é de extrema importância, pois ele representa uma das parcelas mais vulneráveis da nossa sociedade”, disse o vereador.

Os requerimentos foram protocolados na Câmara no dia 27 de maio. Após aprovação em plenário, serão encaminhados para que prefeitura se manifeste sobre a possibilidade de realizar o levantamento.