Vereador solicita providências para abertura da Av. Natália Klava Muth

Segundo Tiãozinho, implantação de condomínio industrial fechado modificou o trânsito e motoristas solicitam alternativa

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, novamente solicita providências por parte da prefeitura para resolver o impasse da Avenida Natália Klava Muth, no bairro Green Village, em Nova Odessa. A implantação de um condomínio industrial fechado ocasionou o fechamento de parte da via e prejudicou o trânsito de veículos, principalmente no acesso à região do Jardim Alvorada.

Desde 2014 o vereador acompanha as discussões com proprietários de terrenos e empresas no condomínio buscando uma solução que possibilitasse a abertura da avenida. “Entre as propostas apresentadas foi sugerida a abertura da avenida e, em contrapartida, a Administração Municipal alteraria o zoneamento no entorno da avenida (de Industrial para comercial), beneficiando os proprietários e diminuindo o impacto da mudança”, disse o parlamentar.

Outra solução proposta foi a concessão de incentivos tributários durante um determinado período de tempo, como forma de estimular a ocupação dos terrenos, gerando emprego e renda e, ao mesmo tempo, compensando os proprietários pelo impacto causado pela interferência.

“Esse assunto foi exaustivamente discutido em sessão na Câmara, através do requerimento n. 185/2014. Em resposta, o Chefe do Executivo informou que estava estudando a viabilidade de resolver a questão de forma definitiva”, acrescentou Tiãozinho.

Em 2015 o assunto foi retomado, através do requerimento n. 326/2015. Em resposta, o prefeito asseverou que havia sido elaborado estudo para abertura da referida avenida seguindo orientações dos responsáveis pelo condomínio. Informou, ainda, que havia encaminhado cópia do documento aos responsáveis pelo condomínio, sem obter resposta.

A última manifestação do Executivo sobre o assunto ocorreu em 2017, por ocasião da aprovação do requerimento n. 165/2017. Na oportunidade, a prefeitura informou que os estudos não avançaram, já  que o loteamento foi aprovado de forma fechada e sua abertura dependia de revogação de lei, gerando, ainda, a obrigação de um possível ressarcimento aos proprietários.

Foi informado, ainda, que seria analisada a possibilidade de elaboração de uma proposta de acordo amigável, a fim de resolver o impasse.

O vereador questiona se a atual administração pretende retomar as tratativas voltadas à abertura da Avenida Natália Klava Muth. Além disso, solicita que a prefeitura informe quais medidas foram adotadas no período de outubro de 2017 (data da última manifestação) até a presente data. Também solicita se, na impossibilidade de acordo amigável, a prefeitura pretende adotar as medidas judiciais cabíveis visando à abertura da referida via.

O requerimento foi aprovado na sessão do dia 2 de agosto e já foi encaminhado para a prefeitura.